Mídias Sociais

Cidades

Firjan entrega ao Governo do Estado novo mapa do desenvolvimento

Avatar

Publicado

em

 

Ontem, 30, o governador em exercício, Francisco Dornelles (PP), e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, receberam a nova versão do Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro. O documento foi elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), e propõe medidas – até 2025 – para o avanço no ambiente de negócios e a retomada do crescimento econômico do Rio e do país.

De acordo com Dornelles, a Firjan tem realizado um trabalho pioneiro no desenvolvimento industrial do Rio de Janeiro. Para ele, o presidente da entidade, Eduardo Eugênio, colocou no novo mapa todos os problemas que preocupam o empresariado: burocracia, carga fiscal, problemas trabalhistas e previdência. "Ele sempre faz um trabalho que contribui para o fortalecimento do Estado. Eduardo Eugênio tem sido um grande parceiro do Rio, tem defendido todas as grandes causas do estado no campo do desenvolvimento e no campo financeiro", afirmou o governador.

A segunda edição do estudo lista 46 propostas e 158 ações distribuídas em cinco pilares: sistema tributário, mercado de trabalho, infraestrutura, gestão e políticas públicas e gestão empresarial. Algumas delas serão diretamente executadas pela Firjan. A federação atuará na elaboração de projetos, estudos e indicadores quando as medidas dependerem da atuação junto aos Legislativos ou Executivos.

O presidente da Firjan destacou que o mapa foi construído a partir de debates que envolveram todas as regiões do Rio. "O objetivo é fazer do Estado o melhor ambiente de negócios do Brasil", resumiu Eduardo Eugenio.

Setenta e quatro por cento das ações referentes à primeira edição do estudo, referente ao período 2006-2015, saíram do papel. Um dos destaques deste trabalho foi a criação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em 2007; e a implantação do Arco Metropolitano, em 2014.

Mais lidas da semana