Falecido, vítima de câncer de fígado na madrugada dessa segunda-feira, 17, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), eleito em 2020 com 44.947 votos, somando 44,75% dos votos válidos, foi homenageado nas redes sociais por autoridades federais, estaduais e municipais do Estado do Rio.
“É com tristeza que recebo a notícia da perda do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio Ferreira Novellino. Economista e político de destaque, com uma vida dedicada ao serviço público, teve suas qualidades demonstradas, na prática, na cidade que liderou por 3 mandatos e também serviu como vereador. Além de ter sido um importante deputado para o Rio, prestou relevantes serviços ao Estado ao dirigir a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (SEDRAP) e também presidir a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). À família e aos cabo-frienses, manifesto meus sentimentos e solidariedade por essa perda”, escreveu o governador Cláudio Castro (PL), em seu Twitter.
“Hoje o Estado do Rio perdeu um grande homem público e um ser humano especial. Nos deixou essa madrugada o querido Zé Bonifácio, prefeito de Cabo Frio. Meus sentimentos aos amigos, familiares e ao companheiros do PDT na figura do amigo presidente [Carlos Lupi, PDT]. Minhas orações especialmente ao povo de Cabo Frio”, se solidarizou o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD).
Também pelo Twitter, diversos políticos e figuras públicas se manifestaram sobre o falecimento do prefeito de Cabo Frio, como deputados federais, deputados e ex-deputados estaduais, secretários estaduais, além de vereadores e ex-vereadores das cidades da região.
“Morre hoje mais uma referência de um modo de fazer política que não existe mais. ‘Tio Zezinho’, como eu carinhosamente sempre chamei, formou com Carlos Emir e Noel de Carvalho, o trio de jovens prefeitos do PMDB contra o governador Chagas Freitas nos anos 1970/1980. Eu, ainda muito criança, comecei minha formação humanista e também política acompanhando estes 3. Depois, já no início da vida adulta, veio os segundos mandatos dos 3, entre 1993 e 1996. José Bonifácio foi um ícone. Descanse em paz”, escreveu o ex-vereador de Macaé, Carlos Emir Júnior (PDT), filho do ex-prefeito de Macaé, Carlos Emir Mussi, falecido em 2011.
“Lamento o falecimento do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio. Ele era muito querido por amigos e moradores. Estende minhas sinceras condolências à família. Que encontrem em Deus conforto e força para enfrentar este período”, publicou o deputado federal, Dr. Luizinho (PP-RJ).
“A política fluminense perde um grande político. José Bonifácio, prefeito de Cabo Frio, homem honrado e experiente que me acolheu na passagem que tive no PDT. Meus sentimentos aos familiares, amigos, pedetistas e ao povo cabo-friense”, avaliou o ex-deputado estadual do Rio, Zaqueu Teixeira (PSD).
“Que tristeza a morte de José Bonifácio, nosso querido companheiro de luta do PDT e um dos nomes mais marcantes da política. Obrigada por tantos ensinamentos e conversas. Vá em paz, meu amigo, Zé”, lamentou a deputada estadual do Rio, Martha Rocha (PDT).
“Estado do Rio perde um grande homem público: José Bonifácio, prefeito de Cabo Frio. Minha solidariedade aos familiares, amigos e ao povo cabo-friense. Descanse, Zé. Seu legado para política será sempre lembrado”, afirmou a vereadora de Macaé, Iza Vicente (REDE).
“Com muito pesar, recebi a notícia do falecimento do nosso prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio. Um homem do bem, honesto e trabalhador. Que o senhor descanse nos braços do Pai. O seu legado será eterno em nossos corações. Desejo que Deus conforte os amigos e familiares”, contou o deputado estadual do Rio, Chico Machado (SOLIDARIEDADE).
“Tive o prazer de conhecer José Bonifácio, um político apaixonado pela cidade da Região dos Lagos do Rio. Ele estava licenciado do cargo e deixa sua história de vida como exemplo para todos. Deus conforte o coração da família”, escreveu o deputado federal, Gutemberg Reis (MDB-RJ)
“A semana se inicia triste com a notícia da morte de José Bonifácio Ferreira Novellino, vítima de câncer de fígado aos 78 anos. Ele era meu amigo de mais de 35 anos. Conheci em 1985, quando eu militava no PDT, e ao longo da minha trajetória política, sempre tivemos oportunidade de conversar e construir uma política pelo bem comum. Zé era o atual prefeito de Cabo Frio. Ele já havia ocupado o cargo em 1977 e 1993. Também foi vereador da cidade da Região dos Lagos e deputado estadual do Rio. Perdemos excelente político”, lamentou o deputado federal, Hugo Leal (PSD-RJ).
“É com profundo pesar que recebemos a notícia da morte do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, que há anos lutava contra o câncer. Além de grande amigo, o Zé se tornou um grande exemplo de luta e superação. Descanse em paz. Que Deus possa confortar a família”, publicou o deputado federal, Max Lemos (SOLIDARIEDADE-RJ).
“Cabo Frio está de luto. Recebo com profunda tristeza a notícia do falecimento do prefeito José Bonifácio. Envio as minhas sinceras condolências a sua esposa, Ana Lúcia Valladão, e suas filhas, Danielle e Juliana, estendendo aos amigos e à toda comunidade. Que encontrem conforto e força para atravessar esse momento difícil”, afirmou o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho (PL).