Mídias Sociais

Política

Estado lança aplicativo para agilizar o acionamento da PM em caso de situações de emergência nas escolas

Publicado

em

 

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), lançou nessa segunda-feira, 3, o aplicativo Rede Escola, ferramenta desenvolvida pela Polícia Militar (PM) para agilizar o acionamento de viaturas em caso de ocorrências nas escolas.

A cerimônia, que aconteceu no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, contou com a presença dos alunos de escolas públicas estaduais, que receberam das mãos do governador e da secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, os novos kits de uniformes escolares, com camisas, calças, meias e tênis.

Além do governador e da gestora da Educação, participaram do evento também os secretários estaduais de Governo, Bernardo Rossi, de Planejamento e Gestão, Adilson Faria, e da PM, coronel Luiz Henrique, entre outras autoridades.

“Eu fui aluno da rede [pública] estadual e tenho muito amor e gratidão. Nós estamos dando um ensino de qualidade para nossos alunos e os protegendo. Não vou sossegar enquanto não tivermos o melhor ensino, conectividade e a melhor merenda escolar do Brasil. Tenho cobrado também a reforma de todas as áreas comuns das escolas, como as quadras e pátios. Quero que os estudantes tenham amor e carinho pela nossa escola”, declarou o governador Cláudio Castro.

Disponível nas lojas de aplicativos para celulares Android e iOS, o Rede Escola pretende agilizar o acionamento das viaturas da PM quando ocorrerem situações de emergência nas escolas públicas estaduais.

De acordo com o governo estadual, essa nova tecnologia será aplicada à área de segurança pública, permitindo que profissionais das redes pública e privada de educação possam acionar a PM através de um botão de emergência à disposição do usuário na tela do celular.

“São 4.400 profissionais da rede particular e pública do Estado já treinados pela Polícia Militar para situações de emergência. O Rede Escola é o único aplicativo que já reúne todas as unidades escolares estaduais, municipais e privadas do Rio de Janeiro. Somente no Estado do Rio temos um equipamento capaz de atender a todas as redes”, explicou a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto.

O governo estadual afirma que, assim que o botão for acionado, a solicitação cairá diretamente na mesa do operador da Central 190 responsável pelo despacho de viaturas, sem necessidade de ligação telefônica, permitindo que o operador receba o pedido de socorro em tempo real e acione a viatura da PM mais próxima da escola.

“O novo aplicativo vai agilizar o acionamento de viaturas da Polícia Militar para atender situações de emergência nos estabelecimentos de ensino. Além da agilidade e qualidade de informação, o Rede Escola vai evitar os trotes, que, infelizmente, ainda ocorrem nas ligações telefônicas”, acrescentou o secretário estadual de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique.

O aplicativo, que é gratuito e pode ser baixado por alunos, professores e funcionários da Educação, terá ainda um manual disponível nas plataformas digitais do governo estadual que ensinará o passo a passo para fazer o download e cadastramento.

O governo estadual lembra que o Rede Escola faz parte de um pacote de medidas para ampliar a segurança nas escolas, como a Patrulha Escolar e de Proteção à Criança e ao Adolescente, além do ciclo de formação dos servidores da rede de ensino voltado para a prevenção de risco em ambiente escolar.

Ainda durante a cerimônia de lançamento do Rede Escola, o governo estadual anunciou a distribuição de mais de 778 kits compostos por 4 camisas, duas calças jeans, 3 pares de meias e 1 par de tênis com variação de tamanho, em uma iniciativa inédita no Estado.

De acordo com o governo estadual, os uniformes foram projetados para serem confortáveis, práticos e adequados às atividades diárias dos estudantes, lembrando que, anteriormente, os estudantes só eram contemplados com as camisas do uniforme.

“Um dos objetivos é promover a igualdade, oferecer mais segurança aos nossos alunos, além de garantir o acesso ao transporte público. Esperamos que essa ação contribua para um ambiente escolar mais inclusivo, colaborativo e estimulante para o aprendizado”, afirmou Roberta Barreto.

Segundo o governo estadual, atualmente, a rede pública estadual de ensino conta com mais de 628 mil estudantes matriculados em todas as regiões do Estado, com a distribuição dos kits contemplando cada um deles, gratuitamente.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana