Mídias Sociais

Política

Efetivação de matrículas na rede pública municipal de educação de Macaé começa nesta terça, 15

Publicado

em

 

Mesmo após a volta às aulas da rede pública municipal de ensino, no último dia 7, a Prefeitura de Macaé divulga, nesta terça-feira, 15, o resultado da 3ª fase da pré-matrícula, a partir das 9h, em seu site oficial.

O município lembra que a efetivação da matrícula também começa nesta terça, e se estende até o próximo dia 23, comparecendo às escolas onde os alunos foram alocados, com a documentação necessária para a conclusão do processo.

A prefeitura ressalta que todo o procedimento, que é feito de maneira presencial, segue os protocolos sanitários estabelecidos pela atual gestão para a prevenção do contágio do coronavírus, com  o uso da máscara obrigatório.

“Neste ano letivo, a Secretaria de Educação registrou um total de 8.289 pré-cadastros sendo que, 4.430 na 1ª fase, que encerrou no dia 3 de dezembro; 1.409 na 2ª fase, no dia 17 de dezembro; e 2.450 na 3ª fase, que terminou no dia 4 de fevereiro”, contou o município.

Durante a 3ª fase foram recebidos candidatos para vagas na Educação Infantil, para Maternal I e II (2 e 3 anos), e Pré I e Pré II (4 e 5 anos), além de vagas no Ensino Fundamental (6 anos completos ou a completar até 31 de março), na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no Ensino Médio, que é oferecido apenas nas unidades da região serrana.
Para a efetivação das matrículas, os interessados devem apresentar original e cópia da certidão de nascimento, certidão de casamento ou documento oficial, que a substitua; original e cópia da carteira de identidade para estudantes maiores de idade; original e cópia do CPF; foto 3x4; comprovante de residência, que pode ser um recibo de conta de água, luz ou outra correspondência; original do laudo clínico, em caso do candidato necessitar de atendimento educacional especializado; cartão do Bolsa Família, caso o estudante seja beneficiário do programa; original e cópia do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); original da declaração de escolaridade ou protocolo do curso; e original e cópia de documentos de identificação dos responsáveis.
“A pré-matrícula é direcionada para alunos novos, candidatos que não estudam na rede municipal de ensino, aqueles que, no ano letivo de 2021, não estiveram matriculados em nenhuma unidade escolar, além de estudantes que pertenciam à rede municipal de Macaé em 2021 e foram considerados evadidos”, concluiu a prefeitura.

Nesta segunda-feira, 14, a volta às aulas aconteceu para os alunos do Maternal I e II, lembrando que, neste início de ano letivo de 2022, as aulas, que estão sendo realizadas de forma 100% presenciais, estão com novos horários, visando adequação das crianças.

“Escolas de horário integral funcionam nesta semana com Maternal I e II, Pré I e II, das 7h30 às 9h30. O objetivo, segundo a equipe pedagógica, é promover a adaptação dos alunos às atividades escolares. Agentes de trânsito e a Guarda Municipal dão suporte na volta às aulas, com foco nos horários de entrada e saída”, explicou a prefeitura.

A Secretaria de Educação informou que, na semana de 21 a 25 de fevereiro, as aulas de Maternal I e II e Pré I e II em escola de horário parcial funcionam no 1º turno, das 7h30 às 10h30; e no 2º turno, das 13h às 16h. As Escolas de horário integral funcionam, na semana de 21 a 25 de fevereiro, com Maternal I e II e Pré I e II, das 7h30 às 14h30.

Mais lidas da semana