Mídias Sociais

Política

Dr. Aluízio é convidado para mediar debate no Rio sobre alíquota de royalties em campos maduros

Avatar

Publicado

em

 

Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, durante evento, com slogan de campanha “Menos Royalties, Mais Empregos”, lançada em agosto de 2017, ao fundo

O Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (PMDB), será o mediador de um importante debate sobre a alíquota de royalties dos campos maduros, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), na próxima segunda-feira, 28, no Rio de Janeiro.

De acordo com a FGV, o evento envolverá representantes dos governos e das principais petroleiras que atuam no país, além de órgãos da sociedade, e tem o objetivo de tratar da regulamentação para concessão de incentivos visando a redução nos custos de produção, incluindo a rediscussão nos percentuais de royalties.

Pioneiro na defesa da redução da alíquota de royalties para desonerar o setor do petróleo e atrair novos investimentos em campos que, teoricamente, já estariam sendo desmobilizados, Dr. Aluízio teve seu trabalho reconhecido pelos organizadores.

“O prefeito da cidade, Aluízio Júnior, liderou a campanha #MenosRoyaltiesMaisEmpregos, que funcionou como um dos principais estímulos para retomada de investimentos na Bacia de Campos. O prefeito é presença confirmada no seminário e vai mediar a primeira mesa redonda do evento”, anunciou a organização do evento.

Apesar do slogan da campanha, o próprio presidente da Petrobras, Pedro Parente, que elogiou a campanha, explicou que a redução da alíquota de 10% para 5% não traria menos royalties, e sim mais, já que a medida traria mais investimentos para campos que não estavam produzindo.

“Dez por cento de zero é zero”, chegou a dizer Parente, em visita histórica ao gabinete do Prefeito de Macaé, em dezembro do ano passado.

Batizado de “Alíquota de Royalties em Campos Maduros”, o seminário acontece depois de uma crise sem precedentes em função do refluxo de investimentos nos últimos 2 anos, e cita a cidade de Macaé como iniciando “um novo ciclo expansivo, consolidando sua posição de locomotiva da economia do interior do Estado do Rio”.

O evento acontece na sede da FGV, em Botafogo, na capital fluminense, das 9h às 13h, e terá abertura do presidente da Fundação, Carlos Ivan Simonsen Leal, para, em seguida, iniciar a primeira mesa redonda, medida por Dr. Aluízio, e que contará com a presença do Secretário de Petróleo, Gás e Biocombustível do Ministério de Minas e Energia (MME), João Vicente de Carvalho Vieira; com o diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Dirceu Amorelli; com o diretor do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da presidência da república, Bruno Eustáquio de Carvalho; e com o consultor de Políticas Energéticas da Prefeitura de Macaé, Sérgio Augusto Coelho.

Já a segunda mesa redonda, será medida pela engenheira e ex-diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, e terá a presença do ex-presidente da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), Oswaldo Pedrosa; do presidente da Schlumberger Brasil e representante da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro), Alejandro Duran; de Anabal dos Santos Junior, representante da Associação Brasileira dos Protudores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP); da doutora em planejamento energético da FGV, Fernanda Delgado.

A terceira e última mesa redonda do evento será medida pelo advogado Ivan Tauil,a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ), e contará com a presença do procurador-geral da ANP, Evandro Caldas; de Giovani Loss, sócio da Mattos Filho; e do ex-procurador-geral, Tiago Macedo.

Mais lidas da semana