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Deputado Federal Felício Laterça visita agência da Previdência Social de Macaé e cobra melhoria no atendimento à população

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Da redação

O Deputado Federal Felício Laterça (PSL) esteve nesta terça-feira (14), visitando a agência da Previdência Social de Macaé e cobrou melhorias no atendimento à população. Segundo o parlamentar, desde o ano passado, ele solicitava informatização do sistema. Ainda de acordo com ele, o remanejamento de 12 servidores da Infraero à agência do INSS de Macaé, também está agilizando o atendimento e execução dos serviços.

Em entrevista ao Jornal Diário da Costa do Sol, Laterça explicou que em 2019 já havia solicitado, a pedido da própria gerência do INSS de Macaé, à presidência do órgão, informações sobre as demandas reprimidas, bem como os processos que estavam sendo analisados. “Depois da minha solicitação, foi criado um grupo de trabalho que veio a Macaé para solucionar estes processos pendentes”.  Também em novembro do ano passado, o deputado havia solicitado, depois de receber pedido do Vereador Robson Oliveira, informações sobre o funcionamento da agência do INSS da cidade. “O gerente executivo e regional do INSS, Bruno Batista Barreto, me respondeu prontamente, apresentando as necessidades locais, os problemas.

Uma das reivindicações, segundo o parlamentar, é a dificuldade de conseguir agendar a perícia médica, um serviço necessário para quem busca aposentadoria. Com a Medida Provisória 891, a maioria dos serviços do INSS, atualmente, podem ser solicitados pelo telefone 135 e pela internet. “Depois que o cidadão ou cidadã faz a solicitação por telefone ou online, automaticamente, é gerado processo administrativo, que será apreciado por alguém, por algum servidor do INSS. Isso, com certeza, desburocratiza o serviço, traz celeridade e comprometimento dos servidores.  Para Laterça, a informatização ajudou bastante os serviços da Previdência Social. “Os benefícios podem ser solicitados pelo telefone e pela internet. Se estiver tudo correto, não precisa ir à agência. Faz o pedido online e depois recebe o deferimento ou indeferimento. Precisa ir à agência apenas para resolver questões, como apresentações de laudo médico, cumprimento de alguma exigência, entregas de documentação e fazer a prova de vida, quando não é feita pelo banco”, explicou o parlamentar.

O deputado explicou ainda que o que está acontecendo na agência do INSS em Macaé, assim como em muitas, foi que existem problemas de gestão depois que a perícia médica foi regionalizada com a MP 891. “Remarcações em dobro começaram a ser feitas, duplicidade de agendamento, quem já tinha agenda, teve novamente. Isso causou transtorno aos cidadãos, pois no caso de Macaé, não levaram em consideração as licenças dos médicos, as férias e os afastamentos dos profissionais. Então, houve um problema de gestão inicial, que depois foi verificado e já houve avanços.  E fiquei muito feliz, porque conheço a agência do INSS de Macaé desde 2015, quando assumi a Polícia Federal até 2018 e hoje (terça-feira) eu constatei realmente que houve uma grande melhora até na qualidade do atendimento. A unidade não fica mais cheia, as pessoas podem esperar sentadas, são bem atendidas, algumas com senha de triagem para atendimento específico. Mesmo sabendo que ainda tem demanda de pessoal, esse remanejamento de 12 servidores da Infraero para a agência do INSS de Macaé, vai melhorar e muito”. O deputado Felício Laterça afirmou que já atendeu a um pedido também do próprio gerente da agência do INSS de Macaé, Alexandre Patrocínio, e solicitou as matrículas dos servidores remanejados para que possam atender a população.  “A perícia médica está sendo normalizada na agência do INSS de Macaé, que conta com cinco médicos peritos atualmente para atender as pessoas. Depois que as melhorias foram efetuadas, as perícias estão sendo marcadas hoje (dia 14) para o próximo dia 28, isso prova a celeridade no atendimento e no serviço”, concluiu.

 

Crédito: Divulgação

 

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