Mídias Sociais

Política

Depois de início conturbado, vereadores de Macaé chegam a acordo e definem membros das 18 comissões permanentes da Câmara

Avatar

Publicado

em

 

Em sessão extraordinária na manhã desta sexta-feira, 8, os 17 vereadores eleitos em 2020 se reuniram presencialmente na sede da Câmara Municipal de Macaé para eleger os membros das 18 comissões permanentes da Casa.

Com uma nova mesa diretora e muitos parlamentares em 1º mandato, a sessão se desenvolveu de forma bastante didática, com muitas explicações para tirar dúvidas a respeito dos procedimentos do Legislativo.

Novo presidente da Casa, o vereador Cesinha (PROS) recebeu reclamações dos vereadores a respeito de mudanças na listagem dos membros indicados para as vagas nas comissões que estariam em desacordo com outra lista costurada por todos os parlamentares em reunião realizada previamente.

Enquanto a vereadora iniciante Iza Vicente (REDE) pedia explicações sobre o procedimento que seria adotado na votação e pleiteava sua participação em algumas comissões, outros vereadores mais experientes, como Guto Garcia (PDT) e Zé Prestes (PTB), alegavam que seus nomes foram retirados da lista recebida para a votação.

Para acalmar os ânimos dos insatisfeitos e tentar costurar um novo acordo, o presidente da Casa aceitou sugestão feita por Guto Garcia e suspendeu a sessão por alguns minutos para que os parlamentares pudessem debater a questão de maneira reservada.

No retorno da sessão, com o acordo costurado, e todos os vereadores aparentemente agradados de suas posições nas comissões, a votação da composição das 18 comissões se deu em bloco, e foi aprovada sem discussão, de maneira unânime.

A composição das comissões para o biênio 2021-2022 ficou definida então da seguinte forma. A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Garantias Fundamentais será formada pelos vereadores, George Jardim (PSDB), Rafael Amorim (PDT), Zé Prestes, e Tico Jardim (PROS); a Comissão de Finança, Orçamento, Planejamento e Tributação terá Paulo Paes (DEM), Tico Jardim, Guto Garcia, e Zé Prestes; a Comissão de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo será composta por Luciano Diniz (CIDADANIA), Amaro Luiz (PRTB), Edson Chiquini (PSD), e Reginaldo do Hospital (PODE); a Comissão de Saúde terá Reginaldo do Hospital, Rafael Amorim, Amaro Luiz, e Alan Mansur (CIDADANIA); a Comissão de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo ficou a cargo de Edson Chiquini, Professor Michel (PATRIOTA), Luciano Diniz, e Alan Mansur; a Comissão de Educação e Cultura será presidida por Professor Michel e terá ainda Guto Garcia, Iza Vicente, e Thales Coutinho (CIDADANIA); a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e do Trabalhador terá Iza Vicente, Thales Coutinho, Amaro Luiz, e Zé Prestes; a Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso será formada por Luiz Matos (REPUBLICANOS), Reginaldo do Hospital, Alan Mansur, e Rond Macaé (PATRIOTA); a Comissão de Ética e Moral, Bons Costumes e Decoro Parlamentar será composta por Edson Chiquini, Amaro Luiz, Iza Vicente, e Tico Jardim; a Comissão de Assistência Social e Defesa do Consumidor terá à frente, Rond Macaé, Edson Chiquini, Amaro Luiz, e Paulo Paes; a Comissão de Meio Ambiente, Proteção dos animais e Saneamento Básico terá Rafael Amorim, Professor Michel, Iza Vicente, e Thales Coutinho; a Comissão de Energia, Ciência, Tecnologia e Metrologia será formada por Guto Garcia, Professor Michel, Edson Chiquini, e Paulo Paes; a Comissão de Pesca e Aquicultura será comandada por Alan Mansur, e terá ainda Rond Macaé, Amaro Luiz, e Edson Chiquini; a Comissão de Esporte e Lazer terá Thales Coutinho, Tico Jardim, Reginaldo do Hospital, e Alan Mansur; a Comissão de Cidadania da Infância e Juventude será composta por Thales Coutinho, Iza Vicente, Luiz Matos, e Amaro Luiz; a Comissão de Agricultura e Pecuária será formada por George Jardim, Paulo Paes, Tico Jardim, e Edson Chiquini; a Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana terá Amaro Luiz, Iza Vicente, Edson Chiquini, e Luiz Matos; e a Comissão de Segurança Pública e Defesa Social terá Luiz Matos, Guto Garcia, Amaro Luiz, e Edson Chiquini.

Em todas as composições das 18 comissões permanentes da Câmara de Macaé, a definição é feita, primeiro, pelo presidente da comissão, seguido pelo relator, depois membro titular, e por fim, pelo membro suplente.

No dia anterior, os 17 vereadores se reuniram o novo prefeito da cidade, Welberth Rezende (CIDADANIA) para discutir pautas referentes ao desenvolvimento do município frente aos problemas causados pela pandemia do coronavírus.

Em sua conta no Twitter, o prefeito eleito em novembro de 2020 pediu para que os parlamentares, mesmo tendo divergências ideológicas e partidárias, se unam para promover o crescimento da cidade nos próximos anos.

“Hoje (quinta, 7) pela manhã me reuni com os 17 vereadores e discutimos matérias para o desenvolvimento da nossa cidade. Sei que cada um dos parlamentares tem suas próprias visões e bandeiras, e respeitando a independência entre os poderes, é hora de juntarmos forças por Macaé”, escreveu Welberth Rezende.

Durante a sessão desta sexta-feira, o vereador Paulo Paes, que retorna à Câmara depois de 8 anos, elogiou a postura do prefeito eleito e ex-vereador, revelando conversa com Welberth Rezende sobre a possibilidade de solucionar os problemas a respeito dos reajustes dos servidores públicos municipais.

“Eu fui para lá com uma expectativa, e saí com outra. Saí surpreendido pela maneira como o prefeito Welberth conduziu a reunião, respeitando os vereadores”, contou Paulo Paes.

Mais lidas da semana