Juiz da 28ª Vara Cível, de São Paulo, também se mostrou favorável à indústria campista
Tunan Teixeira
Uma decisão da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) acabou com a dúvida sobre a produção de álcool da Usina Canabrava, em Campos dos Goytacazes, município que atravessa grave crise financeira, assim como diversas cidades do estado, assim como o próprio Estado do Rio.
Em análise de amostras recolhidas na usina, a Agência emitiu um laudo técnico inocentando a empresa da denúncia de adulteração de álcool, comprovando a qualidade do produto da Canabrava.
No documento de fiscalização, a Superintendência de Fiscalização do Abastecimento da ANP informou também que foram retirados todos os lacres dos tanques de armazenamento da indústria para a coleta de amostras, que foram analisadas.
Segundo a ANP revelou à revista Viu!, não havia qualquer sinal de adulteração no álcool produzido pela Usina Canabrava. Ainda de acordo com a reportagem, o laudo seria a segunda cartada favorável em favor da indústria.
A Usina Canabrava foi beneficiada ainda pela decisão do juiz da 28ª Vara Cível, de São Paulo, que inocentou a empresa de uma acusação imputada por um posto de combustível que foi multado pela fiscalização, por ter sido flagrado vendendo combustível batizado.
Na ocasião, o comerciante tentou escapar da pena pela infração culpando o fornecedor, mas as investigações teriam encontrado indícios de um poderoso cartel das distribuidoras de combustíveis, que estaria tentando eliminar a concorrência.
Com a crise do setor do petróleo, que fez com que diversas cidades do estado perdessem postos de trabalho, aumentando o índice de desemprego na região a medida também em que a própria Petrobras se viu obrigada, pela crise e pelos escândalos de corrupção, a reduzir investimentos, com isso, finalizando contratos, a indústria sucroalcooleira passou a atrair a atenção de gestores do município de Campos e de outros na vizinhança, já que o setor era a base da economia da região antes da chegada da Petrobras, no fim da década de 70.
Foto: Reprodução