Mídias Sociais

Política

Conferência Municipal de Cultura de Macaé tem inscrições abertas até o próximo dia 10 de setembro

Publicado

em

 

Já estão abertas as inscrições para a V Conferência Municipal de Cultura de Macaé, que acontece nos próximos dias 15 e 16 de setembro, na Cidade Universitária, e que vai discutir os novos rumos das políticas públicas do município voltadas para o setor cultural.

As inscrições, que só podem ser feitas de maneira online, foram abertas na última sexta-feira, 25, com a publicação do Regimento Interno da Conferência, que será voltado na abertura do evento, lembrando que apenas inscritos credenciados terão direito a voz e voto.

A prefeitura reforça que a Conferência desse ano, que terá o tema “Democracia e Direito à Cultura”, é uma etapa preparatória para a V Conferência Estadual de Cultura e para a IV Conferência Nacional de Cultura, que acontecem ainda este ano.

No encontro do mês que vem em Macaé, são esperadas as participações de gestores e agentes culturais do município, para debater temas de interesse local e apresentar propostas visando as etapas, estadual e nacional.

“Essa Conferência se destaca como um fórum crucial para a discussão e definição de diretrizes culturais que possam influenciar políticas em todo o país. No âmbito municipal, a Conferência desempenha um papel importante na promoção da diversidade cultural e no fortalecimento da identidade local. Ela reúne artistas, gestores culturais e a comunidade em geral para debater questões culturais específicas de Macaé. Além disso, a Conferência auxilia na definição de prioridades para investimentos culturais, contribuindo para o enriquecimento da vida cultural da cidade”, avalia o secretário de Cultura, Leandro Mussi.

Segundo a presidente da V Conferência, Conceição de Maria Rosa, indicada pelo poder público, são esperadas as participações de mais de 100 agentes culturais no evento, lembrando que, ao final do evento serão eleitos os delegados de Macaé, sendo dois terços (2/3) de representantes da sociedade civil e um terço (1/3) do poder público.

“A relevância dessa Conferência é a construção de políticas públicas culturais para o município e a promoção da cultura. É interessante que a competência dessa Conferência é da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais, agregando assim o poder executivo e a sociedade civil nesse debate, construindo, juntos, democracia e direito à cultura. Nos debates nos eixos, elaboraremos diretrizes para encaminhamento à Estadual e à Nacional, dando eco aos anseios dos artistas de Macaé”, garantiu Conceição de Maria Rosa.

Durante o evento, cada participante poderá contribuir com o debate do tema central nos 6 eixos, que discutirão a “Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura”; a “Democratização do acesso à cultura e Participação Social”; a “Identidade, Patrimônio e Memória”; a “Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural”; a “Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade”; e o “Direito às Artes e às Linguagens Digitais”.

Para se inscrever, basta acessar o formulário online disponível no site da prefeitura até o próximo dia 10 de setembro, lembrando que estão aptas a se inscreverem todas pessoas físicas maiores de 16 anos que tenham ligação comprovada com o setor cultural do município.

“Os inscritos precisarão se credenciar em 1 dos 2 dias da conferência para participar dos debates e receber comprovante de participação”, reforça o município.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana