A Prefeitura de Carapebus divulgou, na noite desta segunda-feira, 13, o resultado de uma viagem dos alunos de vários cursos da Secretaria de Cultura para visitar a capital do Estado na última quinta-feira, 9.
Seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção do contágio do coronavírus, o município tem a mais adiantada campanha de vacinação, já tendo concluído a aplicação da 1ª dose das vacinas em pessoas acima de 12 anos.
O tour por vários pontos do Rio de Janeiro foi a 1ª excursão cultural da cidade, fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Cultura de Economia Criativa do Rio e da Secretaria de Transporte de Carapebus, através do programa Passaporte Cultural, do governo estadual.
De acordo com a prefeitura, o passeio foi realizado por crianças e adolescentes com idade entre 8 e 16 anos, que visitaram o Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio), o Museu do Amanhã, e a Biblioteca Parque, todos na região central da capital.
“A iniciativa faz parte do trabalho da Secretaria de Cultura na democratização do acesso aos bens culturais em todo o Estado do Rio de Janeiro, para que as crianças carapebuenses possam aprender a amar a diversidade cultural e enxergar o mundo por uma perspectiva multidimensional, compreendendo a interação entre si mesmo e o mundo ao redor como uma profusão de formas, cores, sabores e pensamentos que tornam o mundo rico em experiências”, explicou o governo municipal.
Localizado na Gamboa, o AquaRio é um aquário público construído em uma área de 26 mil metros quadrados (m²), considerado o maior aquário marinho da América Latina.
Já o Museu do Amanhã, que fica em Benfica, é um equipamento cultural público voltado para a ciência, que estimula a exploração das oportunidades e desafios que a humanidade terá de enfrentar nos próximos 50 anos a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência entre as pessoas e a natureza.
Outro equipamento público visitado pelos alunos de Carapebus, a Biblioteca Parque fica em Manguinhos e é uma biblioteca estadual que tem o objetivo de estruturar um novo patamar de atendimento às comunidades do Estado.
Segundo a secretária de Cultura de Carapebus, Alessandra Miranda, o prazer da descoberta deve ser trabalhado nas crianças, enfatizando cuidado das distinções de etnia, gênero, classe social, estética, entre outras dissemelhanças, ponto de partida para reflexões sobre bullying e discriminação.
O passeio, que, como não poderia deixar de ser, rendeu diversas fotos dos estudantes pelos pontos de cultura visitados, foi acompanhado pelo professor David Teles, pela coordenadora de Cultura de Carapebus, Rafaela Gonçalves.