Mídias Sociais

Política

Cidade com a campanha de vacinação contra a Covid-19 mais avançada do Estado, Carapebus leva estudantes para o Rio

Publicado

em

 

A Prefeitura de Carapebus divulgou, na noite desta segunda-feira, 13, o resultado de uma viagem dos alunos de vários cursos da Secretaria de Cultura para visitar a capital do Estado na última quinta-feira, 9.

Seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção do contágio do coronavírus, o município tem a mais adiantada campanha de vacinação, já tendo concluído a aplicação da 1ª dose das vacinas em pessoas acima de 12 anos.

O tour por vários pontos do Rio de Janeiro foi a 1ª excursão cultural da cidade, fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Cultura de Economia Criativa do Rio e da Secretaria de Transporte de Carapebus, através do programa Passaporte Cultural, do governo estadual.

De acordo com a prefeitura, o passeio foi realizado por crianças e adolescentes com idade entre 8 e 16 anos, que visitaram o Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio), o Museu do Amanhã, e a Biblioteca Parque, todos na região central da capital.

“A iniciativa faz parte do trabalho da Secretaria de Cultura na democratização do acesso aos bens culturais em todo o Estado do Rio de Janeiro, para que as crianças carapebuenses possam aprender a amar a diversidade cultural e enxergar o mundo por uma perspectiva multidimensional, compreendendo a interação entre si mesmo e o mundo ao redor como uma profusão de formas, cores, sabores e pensamentos que tornam o mundo rico em experiências”, explicou o governo municipal.

Localizado na Gamboa, o AquaRio é um aquário público construído em uma área de 26 mil metros quadrados (m²), considerado o maior aquário marinho da América Latina.

Já o Museu do Amanhã, que fica em Benfica, é um equipamento cultural público voltado para a ciência, que estimula a exploração das oportunidades e desafios que a humanidade terá de enfrentar nos próximos 50 anos a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência entre as pessoas e a natureza.

Outro equipamento público visitado pelos alunos de Carapebus, a Biblioteca Parque fica em Manguinhos e é uma biblioteca estadual que tem o objetivo de estruturar um novo patamar de atendimento às comunidades do Estado.

Segundo a secretária de Cultura de Carapebus, Alessandra Miranda, o prazer da descoberta deve ser trabalhado nas crianças, enfatizando cuidado das distinções de etnia, gênero, classe social, estética, entre outras dissemelhanças, ponto de partida para reflexões sobre bullying e discriminação.

O passeio, que, como não poderia deixar de ser, rendeu diversas fotos dos estudantes pelos pontos de cultura visitados, foi acompanhado pelo professor David Teles, pela coordenadora de Cultura de Carapebus, Rafaela Gonçalves.

Mais lidas da semana