Mídias Sociais

Política

Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho começou a funcionar nesta segunda-feira, 16, em Macaé

Avatar

Publicado

em

 

Inaugurado neste sábado, 14, o novo Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho, no centro de Macaé, começou a funcionar nesta segunda-feira, 16, oferecendo os serviços do Núcleo Municipal de Práticas Integrativas, de fisioterapia do Madre Teresa, e de ostomia, que funcionava no Jorge Caldas, que ficou com os serviços de órtese e prótese.

Segundo a prefeitura, a previsão para de que esses serviços que continuam no Jorge Caldas também passem gradativamente para o Centro de Reabilitação, sendo previamente informado à população.

De acordo com o governo municipal, a nova unidade de saúde tem a expectativa de prestar 7.000 atendimentos por mês, nos 9 consultórios equipados para oferecer acolhimento humanizado e assistência multidisciplinar.

“Quando a gente vem para um espaço público e dá o nome de alguém, é para que esse alguém possa ser lembrado 24 horas por dia. Dona Cid sempre fez o bem, fez tanta coisa. Esse espaço é para as pessoas lembrarem que tem muita gente que trabalha para o outro, é por isso que se chama Dona Cid”, lembrou o Prefeito de Macaé, Dr. Aluizio (PSDB), que fez o discurso de inauguração da nova unidade, no sábado.

Contando com 100 profissionais da rede pública municipal de saúde, o Centro de Reabilitação terá práticas integrativas, serviço social, audiologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, serviços de ostomia, fisioterapia, e exames audiológicos, entre outros serviços.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Fisioterapia e Reabilitação, Amanda Loureiro, o Centro está unificando os serviços, mas ainda haverá alguns espalhados em outras unidades, que aos poucos, devem migrar para a nova unidade.

“Dentro da área de fisioterapia haverá reabilitação de pacientes neurológicos, oncológicos, amputados, RPG (Reeducação Portural Global), além de acupuntura, auriculoterapia, entre outros”, acrescentou a prefeitura.

“Os pacientes saem do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba com agendamento. O cidadão será encaminhado por demanda direta e no Hotel de Deus teremos uma equipe que fará o elo com o Centro de Reabilitação”, informou, lembrando que a rede municipal fornece o encaminhamento para o paciente fazer a marcação, e que o Hotel de Deus será inaugurado nesta terça-feira, 17, e será voltado para assistência a idosos.

Também presenta à cerimônia de inauguração da nova unidade de saúde, o presidente da Câmara Municipal, Dr. Eduardo Cardoso (CIDADANIA), ressaltou a qualidade técnica do Centro de Reabilitação.

“Nunca vi um Centro de Reabilitação com a sala de fisioterapia como esta aqui. É uma grande aquisição para a população”, comemorou Dr. Eduardo, que já foi secretário de Saúde do município.

Além do presidente da Câmara, estiveram presentes na inauguração também os vereadores Dr. Márcio Barcelos (MDB) e Julinho do Aeroporto (MDB), além da secretária de Saúde, Deusilane Galiza, do secretário adjunto de Atenção Básica de Saúde, Hélio Cruz, e da gerente de Assistência em Saúde, Kelly Coura, dentre outros representantes do Executivo.

O novo Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho funciona no prédio anexo do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, localizado na Avenida Governador Roberto Silveira, onde funcionava a antiga fábrica Bariloche.

Mais lidas da semana