Mídias Sociais

Política

Campanha contra a proliferação do Aedes aegypti chega às escolas públicas municipais de Macaé nesta semana

Avatar

Publicado

em

 

Na próxima quarta-feira, 19, as escolas públicas municipais de Macaé devem promover atividades específicas voltadas para o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão do vírus da dengue, da chikungunya e da zika.

Batizada de “Agora é todo mundo contra o Aedes, você é nosso maior aliado”, a mobilização contará com alunos de todas as modalidades de ensino da rede pública municipal.

Segundo a prefeitura, o objetivo da campanha é permitir que os estudantes sejam multiplicadores de informações e que o tema seja incluído no projeto político pedagógico de cada escola municipal.

O município informou também que as ações de mobilização são coordenadas pela Secretaria de Saúde por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e podem se estender nos espaços escolares da região central e da região serrana da cidade até a próxima sexta-feira, 21, véspera do Carnaval.

“Para erradicação dos focos do mosquito transmissor, diversos recursos podem ser utilizados nas escolas municipais, tais como discussões, redações e entrega de material informativo. O segmento da Educação Infantil, por exemplo, poderá participar de peças teatrais e atividades lúdicas com desenhos, música, jogral e materiais pedagógicos, que estimulam o interesse dos alunos na faixa de 2 a 5 anos sobre a temática. Já no Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio, as informações poderão ser repassadas de maneira mais específica junto às disciplinas como Ciências, Geografia e Historia. Eles poderão participar de consultas, pesquisas e assistir filmes sobre o tema”, detalhou a prefeitura.

De acordo com o secretário de Educação e vereador licenciado, Guto Garcia (MDB), a ideia é que as escolas possam promover uma reflexão entre os alunos, pais, professores e a comunidade escolar, além de informar a juventude sobre o tema, ensinando os alunos a não deixar água parada dentro de casa.

Mais lidas da semana