Mídias Sociais

Destaque

Câmara Municipal de Macaé pode ter sessões transmitidas em canal do Youtube

Avatar

Publicado

em

 

Requerimento do vereador Dr. Márcio Bittencourt teve apoio da Casa, e grupo de vereadores foi autorizado a agilizar esse processo

Tunan Teixeira

 

Ainda não é pela Netflix, gigante do streaming mundial, famosa por suas produções de séries e filmes exclusivas para a internet, mas a Câmara Municipal de Macaé pode ter dado um passo importantíssimo para ampliar o acesso da população às sessões legislativas.

Nesta segunda-feira, 27, o vereador Dr. Márcio Bittencourt teve aprovado um requerimento em sessão extraordinária, que pedia á Mesa Diretora para que as sessões legislativas fossem transmitidas em um canal do Youtube, a exemplo do que acontece em outros legislativos, como a Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).

“Se for possível, queria ver com a presidência da Casa sobre a possibilidade se fazer estudos para viabilizar as transmissões das sessões pelo Youtube, como já acontece em outras Câmaras, porque algumas pessoas têm dificuldade de ter acesso, e com isso, teriam mais um canal, além do site da Câmara”, explicou Dr. Márcio.

A pauta, que vinha sendo debatida desde o mandato passado, a questão vinha sendo amplamente defendida pela bancada de oposição, mas, ao que parece, encontrou eco entre os vereadores em primeiro mandato, como o próprio Dr. Márcio e Marvel (REDE), que também defendeu a matéria, durante a discussão.

Remanescente da legislatura passada, e um dos maiores defensores da pauta, o vereador Marcel Silvano (PT) reforçou a importância da transmissão pelo site, como forma de ampliar o acesso à informação e às posições defendidas pelos vereadores durante as sessões.

“As informações são públicas, não são da empresa. É fundamental que a gente avance nestas questões, para dar mais transparência às posições de cada vereador na Câmara e aumentar o acesso da população, que, pelo Youtube, poderá reassistir as sessões na hora que quiser”, defendeu Marcel.

Sensibilizado pelos vereadores, Presidente da Casa, Dr. Eduardo Cardoso (PPS), autorizou uma comissão informal, formada por Marcel, Dr. Márcio e Marvel, que ficará responsável por conferir com a administração da Câmara a possibilidade de que este serviço esteja contemplado no edital que contratou a empresa que faz a transmissão das sessões no site da Câmara.

Dr. Eduardo disse ainda que, caso o serviço não esteja contemplado no edital, que a Câmara poderia abrir um novo edital especificamente para esta finalidade, resolvendo assim uma questão antiga sobre a disponibilidade das sessões da Câmara, que, no Youtube, ficariam arquivadas, podendo ser acessadas por qualquer um a qualquer momento.

“Proponho que vocês (Marcel, Dr. Márcio e Marvel) procurem a administração para saber o que precisa para isso. Está montada essa comissão, informalmente, para resolver essa questão; e se precisar, a gente faz formalmente mesmo”, apoiou Dr. Eduardo.

Mais lidas do mês