Mídias Sociais

Política

Câmara de Macaé cria 3ª CEI em 2019, dessa vez com o serviço de transporte público como alvo

Avatar

Publicado

em

 

Vereador Marcel Silvano (PT) tem aprovada, na Câmara Municipal, proposta de criação de Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar contrato com a empresa Serviço Integrado de Transportes (SIT)

A Câmara Municipal de Macaé aprovou, nesta quarta-feira, 27, sua 3ª Comissão Especial de Inquérito (CEI) em 2019, ferramenta equivalente do Legislativo municipal às famosas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), instrumentos dos legislativos estaduais e federal.

O requerimento de autoria do vereador Marcel Silvano (PT) há tempo estava emperrado nos corredores da Casa, por falta de assinaturas, mas ganhou apoio do vereador Cristiano Gelinho (PTC), que coletou os nomes restantes para que o projeto viesse à pauta de votação.

Defendendo a proposição, o vereador petista, que trazia um calhamaço de documentos para justificar o pedido, criticou mais uma vez a qualidade dos serviços prestados pela concessionária dos serviços de transporte público no município, a empresa Serviço Integrado de Transportes (SIT).

“Mas na verdade, o que eu paço a esta Casa, já que nós inauguramos uma era de comissões de inquérito, que nós entendemos que é um papel nosso, que essa Casa nos possibilite a trabalhar sobre o transporte público com algumas tarefas. Uma é discutir as formas de melhorar o modelo de transporte. Outra é conseguir finalmente botar a mão na caixa preta do transporte público para entender os lucros, os custos, os valores de subsídios, a maneira que essa relação se construiu ao longo do tempo”, explicou Marcel.

O requerimento, que foi defendido também pelos vereadores Cristiano Gelinho e Marvel (REDE), diante do silêncio da base governista, acabou aprovado por unanimidade dos presentes, com 9 votos favoráveis.

Esta foi a 3ª CEI aprovada pelos vereadores neste ano, depois das CEIs para investigar os contratos da prefeitura com a Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE) e com a BRK Ambiental, concessionária do serviço de tratamento de água e esgoto no município, responsável pela emissão da cobrança da tarifa de água, que há anos, é motivo de reclamações dos moradores devido à cobrança de tarifas onde falta água.

A aprovação vem seguida da publicação da prefeitura, que convocou a população para uma audiência pública marcada no próximo dia 11 de abril, com objetivo de discutir a concessão com a SIT e debater a abertura de novo processo licitatório para a concessão do serviço de transporte público no município.

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Avenida Atlântica, 2.500, sala 22 – Cavaleiros – Macaé/RJ

cliquediario@gmail.com
(22) 2765-7353

Mais lidas da semana