Mídias Sociais

Política

Câmara de Macaé aprova regulamentação do ponto eletrônico para os servidores legislativos

Publicado

em

 

Vereador Marcel Silvano também anuncia os 17 eleitos do Projeto Câmara Juvenil

 

Foto: Tiago Ferreira

 

 

Tunan Teixeira

 

Foi aprovado na Câmara Municipal nesta semana o Projeto de Resolução (PR) 004/2017, da Mesa Diretora, que regulamenta a fiscalização de frequência dos servidores legislativos através do ponto eletrônico.

Segundo a Câmara, os trabalhadores já marcam o ponto por meio da biometria desde o início do ano, mas o projeto aguardava a regulamentação para começar a funcionar efetivamente.

A aprovação do PR004/17 se deu sem levantar grandes discussões entre os vereadores, mas a Câmara lembra que os detalhes do seu funcionamento só serão conhecidos na data da sua publicação, que deve na próxima semana, e que, pode gerar novos debates entre os parlamentares.

 

Câmara Juvenil – Também nesta semana, a Câmara Municipal de Macaé anunciou os nomes dos 17 estudantes eleitos pelo Projeto Câmara Juvenil, que simula eleições proporcionais nas escolas públicas do município para compor uma plenária de estudantes que discutirá pautas da sociedade, tal qual acontece na Câmara.

“Tenho capacidade para fazer a diferença não somente na minha escola, mas também no bairro. Eu não gostava muito de política. Pesquisei sobre a Câmara Juvenil e achei interessante porque nos dá uma noção melhor e, inclusive, mudei minha opinião", afirmou a vereadora juvenil, Dafne Santana, de 15 anos, que cursa o 9º ano na Escola Municipal Engenho da Praia.

A informação foi divulgada na última sessão ordinária da Câmara, na quarta-feira, 24, pelo vereador Marcel Silvano (PT), responsável pela coordenação do programa, e que anunciou os 17 eleitos, aproveitando para fazer uma reflexão sobre a representatividade legislativa na cidade.

Durante o Grande Expediente, Marcel comentou o fato de dos 17 estudantes eleitos, 16 são mulheres e há apenas um homem, coincidentemente o oposto da composição atual da Câmara, que tem 16 homens e apenas uma vereadora, Renata Paes (PSC), que está de licença maternidade.

O Legislativo contou também que o processo eleitoral ocorreu nos últimos dias 22 e 23, e foi realizado em 11 escolas da rede pública municipal, e teve a participação de 2.110 alunos, envolvidos no processo eleitoral.

“É animador ver essa garotada interessada em transformar os espaços da política, onde eles não se sentem representados. Não jogam no ralo comum todo o mundo da política e sentem que podem melhorar a sua escola e a sociedade”, comentou Marcel.

O Projeto Câmara Juvenil foi idealizado pela ex-vereadora e ex-secretária de Educação, Marilena Garcia (PT), e foi iniciado em 2005, mas foi interrompido em 2008, e retomado em 2012.

Confira os nomes do 17 vereadores juvenis eleitos

Mariana Milena dos Santos (Colégio Botafogo)

Renan de Jesus Nogueira Xavier (Colégio Botafogo)

Kailane Gomes (Colégio Olga Benário Prestes)

Isaballe Neto (Colégio Olga Benário Prestes)

Victória Miranda (Colégio Engenho da Praia)

Dafne Gabriela (Colégio Engenho da Praia)

Júlia Eduarda Vanzeler Priolli (Colégio de Aplicação)

Henryandra Oliveira de Carvalho (Colégio de Aplicação)

Clara Michele de Santana Ferreira (C. M. prof. Maria Letícia Santos Carvalho)

Geovanna Mendonça de Carvalho (C. M. prof. Maria Letícia Santos Carvalho)

Mariana Borges da Silva (C.M. Tarcisio Paes de Figueiredo)

Emanuele Barbosa Alves (C.M. Tarcisio Paes de Figueiredo)

Amanda Bianca David Ferreira (E. E. M. Polivalente Anísio Teixeira)

Giovanna Barcelos Sá Freire (Colégio E. Municipalizado Raul Veiga)

Ana Carolina de Oliveira Mateus (C. E. M. Carolina Curvello Benjamin)

Daniela Gonçalves de Oliveira Nascimento (C.M. Dr. Cláudio Moacyr)

Tainara Mota Pedrosa (E. Tec. M. Natalio Salvador Antunes)

Suplentes:

Kayky Ramos de Souza (C.M. Dr. Cláudio Moacyr)

Fabiano Cruz Valentim (Colégio Botafogo)

Fabiano Silva (Colégio Engenho da Praia)

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana