A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo, que acontece em várias cidades do país, completou 1 mês, mas ainda com ressalvas em Cabo Frio, onde apenas 13% do público-alvo foram imunizados contra a gripe, ou seja, 77% a menos do que a meta, que é de 90%.
Segundo a Prefeitura de Cabo Frio, a procura pelos imunizantes está abaixo do esperado na campanha que começou, em sua 1ª fase, voltada para idosos de 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas e trabalhadores de saúde.
De acordo com os dados da Coordenadoria de Imunização da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, atualizados na última quinta-feira, 5, foram vacinadas 10.331 pessoas contra a influenza e 1.203 contra o sarampo deste grupo da 1ª fase.
“Deste grupo, a menor procura foi das gestantes e puérperas, com apenas 26 vacinadas, o equivalente a 1,3% do público formado por 1.958 mulheres; seguido das crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, com 620 vacinadas, o equivalente a 4,5% do público formado por 13.823 pessoas. O município imunizou ainda 8.268 idosos de 60 anos ou mais, o equivalente a 22,2% do público alvo formado por 37.267 pessoas. Já os trabalhadores de saúde, foram 1.417 pessoas vacinadas, o que representa 29,4% do público composto por 5.928 pessoas”, detalhou a prefeitura.
O município lembra que a imunização contra a gripe é anual e que as pessoas do grupo prioritário devem tomar uma nova dose todos os anos, o que, de acordo com atualização do Ministério da Saúde, significa 77.354 mil pessoas.
Nesta semana, a prefeitura reforça que o público formado por idosos de 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, e trabalhadores de saúde devem procurar as unidades de vacinação até esta sexta-feira, 13, quando a Secretaria de Saúde promoverá uma repescagem para a vacinação contra a Influenza.
“Neste mesmo período, também ocorrerá a vacinação das pessoas de 50 a 59 anos que fazem parte dos seguintes grupos prioritários: quilombolas; indígenas; pessoas com deficiência permanente e com comorbidades; caminhoneiros; população privada de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e trabalhadores da educação, portuários, forças armadas, forças de segurança e salvamento, sistema prisional e transporte rodoviário de passageiro urbano”, completou o governo de Cabo Frio.
A previsão do município é de que, na 7ª semana, entre os dias 16 e 20 de maio, aconteça também a repescagem para a vacinação das pessoas de 40 a 49 anos de idade dos grupos prioritários, e de que, na 8ª semana, entre os dias 23 e 27 de maio, a repescagem atenda as pessoas de 30 a 39 anos de idade dos grupos prioritários, e na 9ª semana, entre os dias 30 de maio e 3 de junho, marque a repescagem para as pessoas de 5 a 29 anos de idade dos grupos prioritários.
A prefeitura lembra que, para se vacinar, seja contra influenza ou sarampo, as pessoas devem apresentar a caderneta de vacinação, documento de identificação com foto ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de comprovante de vínculo ativo para profissionais de saúde, e laudo comprobatório, para pessoas com deficiência permanente ou comorbidades.
O atendimento acontece às terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 16h, no PAM de São Cristóvão, às sexta-feira, das 9h às 16h30, no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, na Casa da Criança, nas Unidades Básica de Saúde (UBSs) Itajuru, Praia do Siqueira e Vila do Ar, e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila Nova, Jardim Caiçara, Praia do Siqueira/Palmeiras, Parque Burle, Jardim Náutilus, Guarani, Vila do Sol, Peró, Jacaré, Cajueiro, Caminho de Búzios, Gamboa, Boca do Mato, Monte Alegre, Jardim Peró, Tangará, Maria Joaquina, Nova Califórnia, Florestinha, Samburá, Botafogo, São Jacinto, Angelim, e Araçá, além do PAM de Santo Antônio.