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Atendimento para solicitação do Cartão Macaé segue em funcionamento na sede da Mobilidade Urbana

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O atendimento para a solicitação do Cartão Macaé segue funcionando, gratuitamente para a 1ª via, para todos os moradores da cidade que façam o cadastramento na Coordenadoria de Transporte, da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Criado pelo município em 2018, ainda na gestão do ex-prefeito, Dr. Aluízio (sem partido), o benefício garante o pagamento de apenas 1 real na passagem no transporte coletivo urbano, sendo considerado pela prefeitura um dos maiores programas estaduais de inclusão social.

De acordo com dados da Mobilidade Urbana, apenas no último mês de janeiro, foram registrados 8.526 atendimentos diversos no setor da Coordenadoria de Transporte, que funciona na sede da pasta, na Rua Euzébio de Queiroz, 678, no Centro.

O atendimento na Mobilidade Urbana contempla solicitações tanto da 1ª quanto da 2ª via, além da retirada e do desbloqueio do Cartão Macaé, que podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Para solicitar a 1ª via é bem simples. Basta fazer o cadastro online para agilizar o atendimento na secretaria, disponível no link, cartaomacae.com.br/cadastro. Depois, é só se dirigir à Secretaria de Mobilidade Urbana com os seguintes documentos: cópia e original da carteira de identidade; cópia e original do CPF; cópia e original do comprovante de residência em Macaé emitido até 90 dias da data do requerimento do cadastramento (conta de água, luz, telefone), em nome do usuário, do cônjuge, do companheiro, e de ascendentes ou descendentes até o 2º grau de parentesco, devidamente documentado. Após a conferência da documentação, será feita uma foto gratuita no setor para finalizar o cadastramento”, detalha a prefeitura.

A pasta lembra ainda que, no caso de moradores que não possuem comprovante de residência, é possível apresentar uma declaração de residência, com firma reconhecida em cartório, além de uma cópia do comprovante de residência do declarante.

Para efetuar o desbloqueio do Cartão Macaé, basta aguardar o prazo de 60 dias sem utilização, e depois levar o cartão na sede Secretaria de Mobilidade Urbana com documento de identidade e CPF.

Em caso de perda do cartão, a Mobilidade Urbana explica que pode-se fazer o pedido da 2ª via por e-mail, através do endereço eletrônico, cartaomacae@macae.rj.gov.br, com foto do CPF, da identidade ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além do número de telefone, para que possa ser solicitado o bloqueio do cartão perdido.

A pasta ressalta que a solicitação de 2ª via por qualquer outro motivo também pode ser feita pelo mesmo e-mail, anexando cópia digitalizada da identidade e CPF, lembrando que, nesses casos, a resposta conterá um boleto para pagamento.

“Depois é só retornar à secretaria com o comprovante de pagamento e o boleto impresso, além de documentação original (identidade e CPF)”, completa a prefeitura.


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