Mídias Sociais

Destaque

Witzel reúne grupo para tratar do combate à violência doméstica no Estado

Avatar

Publicado

em

 

Em 2018 foram mais de cinco mulheres assassinadas, mais de 60 lesionadas e 50 mil ameaçadas de morte em RJ

 

 

 

 

 

O governador Wilson Witzel se reuniu, nesta quinta-feira (17), no Palácio Guanabara, com um grupo de mulheres para tratar do combate à violência doméstica no estado. Na ocasião, estiveram presentes as atrizes Luiza Brunet e Cristiane Machado, a ativista do direito das mulheres e ex-lutadora de MMA, Erica Paes, delegadas das Delegacias de Atendimento à Mulher e representante da OAB-RJ.

Segundo o Dossiê Mulher, em 2017 na cidade de Macaé ocorreram um total de 1.319 casos de violência contra mulheres. Foram 502 lesões registradas, 184 casos de injuria, 410 ameaças de morte, 61 estupros e dois feminicídios. Já em Rio das Ostras em igual período foram registrados 2.601 casos, com 893 por lesões corporais, 827 ameaças e cinco feminicídios.

 

“Os números são alarmantes e o Governo do Rio precisa agir. Vocês são vozes vivas da tragédia familiar que não pode ser calada. Suas vozes devem ser reverberadas. Quero dar voz a vocês. Quero que se sintam acolhidas por essa gestão”, disse o governador.

A reunião discutiu a necessidade de maior integração da rede de proteção às vítimas de violência doméstica, o que inclui qualificar o atendimento das Polícias Civil e Militar às mulheres em situação de vulnerabilidade, além da necessidade de uma campanha abrangente que aborde o respeito às mulheres nas escolas. Os homicídios de mulheres estão relacionados a causas e fatores de risco bem diferentes dos homens. Enquanto para estes os assassinatos parecem estar mais coligados a questões de participação em gangues e drogas e conflitos interpessoais, as mulheres são vítimas de questões relacionadas a conflitos intrafamiliares e têm como algozes, na grande maioria das vezes, os seus parceiros íntimos.

 

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fabiana Bentes, anunciou que na próxima semana divulgará o nome da nova subsecretária da mulher, já escolhida pelo Conselho Estadual do Direito da Mulher. Também participaram do encontro a primeira dama do Estado Helena Witzel, o secretário da Casa Civil, José Luiz Zamith, e a Vice-Presidente da OAB, Ana Tereza Basílio.

 

Tânia Garabini

Mais lidas da semana