Mídias Sociais

Geral

Hoje é o Dia do Professor

Avatar

Publicado

em

 

Hoje, dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um escopo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior universitário.

A profissão é considerada uma das mais importantes praticadas no mundo, pois ela é a transmissão de conhecimentos. O professor se torna a figura mais importante no processo educativo, responsável na formação de cidadãos e que ensina desde cedo sobre as diversas áreas do conhecimento humano, sobre a vida e a sociedade.

E em comemoração a esse dia, a Secretaria de Educação de Macaé lança na quarta-feira (19), o livro digital do projeto “Memória Educa”, com depoimentos dos 25 profissionais que marcaram a história da Educação em Macaé. O lançamento será às 14h no Solar dos Mellos.

Segundo a secretária de Educação do município, Marilena Garcia, a ideia de desenvolver o projeto Memória Educa surgiu no final do ano passado, quando foi realizada a primeira edição da entrega da Medalha Darcy Ribeiro. “Lembrando a trajetória profissional desses professores, todos já aposentados, estamos prestando a nossa simples, mas amorosa homenagem aos profissionais de Educação de Macaé. Essa foi a maneira que encontramos de dizer muito obrigada a todos”, disse.

A educação em Macaé teve uma vitória significativa, pois dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC/Inep) comprovaram que o município conquistou o 14º lugar no Estado do Rio de Janeiro obtendo o melhor resultado da história.

A secretaria de Educação lembra que os cerca de quatro mil professores da rede municipal de ensino tiveram uma série de conquistas nos últimos anos. Uma delas e a valorização do profissional que tem hoje um vencimento básico mínimo inicial de quase R$ 2 mil. Além do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do magistério municipal que permite que além do piso, o professor tenha progressão salarial por meio de formação, seja ela de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado e tempo de serviço. “O professor recebe regência, que corresponde a mais de 30% do valor do salário, mais auxílio-alimentação”, explicou Marilena Garcia, que ressaltou também os professores que são contemplados por trabalharem em área de difícil acesso ou áreas de risco, além de mais 5% de triênio a cada três meses.

Outras ações já foram implantadas nas escolas de Macaé, valorizando dessa forma o professor que é o profissional responsável por todo o sucesso e desenvolvimento da educação no município.

 

Esio Bellido

Foto: Divulgação

 

 

Mais lidas da semana