O time de cadeirantes do Macaé Basquete, que há anos vem representando a cidade em diversas competições pelo país, está precisando de ajuda. Visando a disputa da Copa Centro/Sul/Sudeste, a equipe está promovendo uma campanha na internet com o intuito de levantar fundos para custear a viagem e também os gastos com hospedagem e alimentação dos atletas. A competição será disputada de 18 a 22 de julho, em São José dos Pinhais, no Paraná.
De acordo com a estimativa do clube, seriam necessários levantar a quantia de R$ 27 mil para cobrir todos os gastos. A campanha na internet teve início na última segunda-feira, dia 26. Até o fechamento desta edição, a equipe havia conseguido arrecadar pouco mais de R$ 1.100,00 que é um valor ainda distante do montante esperado. A arrecadação seguirá até o dia 18 do próximo mês.
A disputa da Copa Centro/Sul/Sudeste é de suma importância para a equipe, que tem o sonho de chegar à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro Sobre Rodas. "Esse campeonato é o primeiro e o mais difícil para se chegar ao topo do basquete em cadeira de rodas, que é a primeira divisão. Nessa etapa, todas as despesas são por nossa conta, e como em todo esporte, o nosso maior sonho e chegar na elite do basquete. Por isso, treinamos muito, seja nos feriados ou com chuva, sem espaço adequado para conseguir o nosso objetivo. Além disso, é a oportunidade para novos paratletas crescerem no esporte", contou João José de Barcelos, coordenador e também jogador do time de cadeirantes de Macaé.
Para doar qualquer quantia, o processo é bastante simples. Basta o interessado se dirigir a página do Macaé Basquete e clicar na publicação sobre o Macaé Basquete Sobre Rodas, falando sobre a campanha. A partir daí, o doador será redirecionado para uma outra página, onde irá preencher os dados e finalizar a doação.
O projeto do Basquete Paralímpico existe na cidade de Macaé há 12 anos. Ha 4, ele foi incorporado aos projetos do Macaé Basquete. Ele tem como um dos objetivos auxiliar na recuperação de pessoas que sofrem lesões e ficam em cima de uma cadeira de rodas. O trabalho consiste em “tirar” jovens e adultos de casa, fazer a readaptação e transformar a vida dos mesmos por meio do esporte.
O time de cadeirantes de Macaé disputa uma série de competições pelo país como campeonatos estaduais, regionais e nacionais. Além da Copa Centro/Sul/Sudeste, o time ainda tem pela frente o Campeonato Brasileiro da Série C, onde estará brigando pelo acesso para quem sabe um dia realizar o sonho de disputar a Primeira Divisão.
Sérgio Barcellos
Foto: divulgação