Mídias Sociais

Destaque

Muay Thai desenvolve crianças e jovens no projeto Novo Cidadão em Cabo Frio

Avatar

Publicado

em

 

Aulas acontecem no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto

 

O muay thai é uma das artes marciais que mais crescem em todo o mundo. A milenar luta tailandesa é sucesso também em Cabo Frio e está disponível para crianças e jovens da cidade através do projeto socioesportivo Novo Cidadão, de 7 a 17 anos.

As aulas acontecem todas as segundas e quartas-feiras, no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Para a professora responsável pela atividade, Marlise Sherman, o muay thai tem sido um forte aliado no combate aos obstáculos físicos e sociais e vem inserindo hábitos saudáveis na vida de jovens e crianças.

"Nosso propósito é levar às crianças e aos jovens cabo-frienses a prática de esportes. Através da indicação de exercícios físicos específicos, com golpes contundentes (ataques/defesas), os alunos aprendem a trabalhar sua autoconfiança, autocontrole, disciplina, respeitando a si mesmo e aos que o cercam. O mais importante é trazer para a comunidade o uso de medidas preventivas em relação às drogas, o abuso sexual contra a criança e a violência que tem cercado o Brasil nos últimos tempos", afirmou.

O secretário de Esporte, Eliseu Pombo, está satisfeito com a procura pela arte marcial e acredita que ela seja importante na gama de esportes oferecidos pelo Novo Cidadão.

"O projeto privilegia todas as modalidades esportivas. Entre as artes marciais, o muay thai tem sido muito procurado por crianças e adolescentes, registrando um grande número de participantes", concluiu.

Inscrições - Os interessados em participar devem comparecer ao Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, no Portinho, ou ao Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira, em Tamoios, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, acompanhados dos responsáveis e munidos dos seguintes documentos: atestado médico, declaração escolar, 1 foto 3x4, comprovante de residência e cópia do RG ou Certidão de Nascimento do aluno e cópia do RG do responsável.

O projeto - Após quatro anos parado, o Projeto Novo Cidadão voltou à atividade. A ação socioesportiva gratuita é voltada para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos e acontece no contraturno escolar com o objetivo de tirar os jovens da ociosidade.

A ação esportiva iniciou suas atividades em 2006, sendo devidamente registrado no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Em 2012 chegou a atender a mais de dez mil pessoas em 48 núcleos e 52 subnúcleos com 26 modalidades esportivas, distribuídos por toda a cidade de Cabo Frio. Contava com 210 profissionais, entre professores de Educação Física, assistente social, estagiários e equipes de apoio. Além de tirar as crianças e adolescentes da ociosidade, o projeto também colaborou para a geração de renda e emprego.

O Projeto oferece as seguintes modalidades esportivas: ballet, capoeira, futebol, ginástica artística e rítmica, handebol, judô, karatê, muay thai, taekwondo e voleibol. As aulas acontecem em seis pontos espalhados pela cidade: no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, no Portinho; no Complexo Esportivo Aracy Machado, no Portinho; no campo do bairro Parque Burle; na Praça do Jardim Excelsior e na Praça do Seninha, no Parque Central; e no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira, em Tamoios. O Ginásio Vivaldo Barreto, localizado no bairro Jardim Esperança, ainda não está recebendo as atividades porque vai passar por obras de manutenção em breve.

Mais lidas da semana