Mídias Sociais

Esporte

Flamengo tem planejamento questionado após derrota para Cruzeiro em pleno Maracanã

Sérgio Barcellos

Publicado

em

 

Menos de um mês após a Copa do Mundo, muita coisa mudou no Flamengo. O Rubro-Negro foi da euforia pela liderança do Campeonato Brasileiro antes do Mundial a preocupação pela perda da ponta no torneio nacional e o risco de dar adeus a Libertadores já nas oitavas de final. A derrota por 2 a 0 sofrida para o Cruzeiro na noite da última quarta-feira (8) em pleno Maracanã fez o planejamento do clube ser bastante questionado pela imprensa e também por torcedores.

Se antes da Copa do Mundo o clima era de total confiança na equipe, agora em agosto o cenário é de desconfiança, de incerteza. O Flamengo avassalador antes da parada para o Mundial e líder do Brasileiro, não é nem de longe a sombra do time que foi a campo diante do Cruzeiro.

Derrotas como a da última quarta-feira atingem diversos setores. Parte das críticas caem sobre o treinador, considerado jovem e com pouca bagagem para uma competição do porte da Libertadores. O Flamengo de hoje é criticado por não priorizar nenhuma das três principais competições que tem pela frente. Na opinião da maioria dos especialistas (vide Linha de Passe da ESPN e Seleção Sportv, do Sportv), o clube erra ao não definir um foco. Sem uma prioridade, o Rubro-Negro quis brigar em todas as frentes. E colocou em risco sua continuidade naquele que é considerado o maior torneio da América do Sul, e que dá vaga ao Mundial de clubes. Para seguir na Libertadores, o Fla precisará vencer o Cruzeiro no Mineirão (MG), por três gols de diferença, uma missão pra lá de indigesta.

Na Copa do Brasil, o Flamengo conseguiu um resultado maiúsculo ao arrancar um empate heróico diante do Grêmio no Rio Grande do Sul praticamente no último lance da partida. Poderia ter sido pior, caso se concretizasse a derrota por 1 a 0. Basta uma vitória simples no jogo de volta no Rio de Janeiro para se classificar para a semifinal. A dúvida que paira na cabeça é: qual o Flamengo veremos daqui para a frente? O que espremeu o Grêmio em sua Arena na semana passada ou o que foi igualmente amassado em campo diante do Cruzeiro?

Eliminações na Copa do Brasil e Libertadores podem minar a permanência do técnico Maurício Barbieri no clube e expor ainda mais a falta de um planejamento. Diante deste cenário, focar suas atenções no Brasileiro será a única alternativa. O Brasileirão pode virar o foco, ainda que tardiamente. A resposta que esse elenco dará em campo, só o tempo dirá.

Foto: Gilvan de Souza


 

Mais lidas do mês