Mídias Sociais

Esporte

Ferj aponta mudanças no regulamento do Campeonato Carioca para o próximo ano

Avatar

Publicado

em

 

Em arbitral realizado no início do mês, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) apontou mudanças no regulamento do Campeonato Carioca de 2017. A partir do próximo ano, o torneio contará com três fases: preliminar, principal e especial. A nova fórmula aposta em um torneio mais enxuto, com apenas 12 equipes na fase principal. A competição tem previsão para começar em 11 de janeiro.

Na fase preliminar vão estar seis equipes. As duas que conquistaram o acesso para a Série A recentemente (Nova Iguaçu e Campos) e os quatro times que ficaram da 11ª a 14ª posição no torneio do ano passado. São elas: Cabofriense, Bonsucesso, Tigres do Brasil e Portuguesa. Nesta fase, as seis equipes vão jogar entre si em turno único. Os dois melhores colocados da chave avançam para a fase principal, enquanto que os outros vão formar o Grupo X.

Na fase principal vão estar doze equipes, que serão divididas em dois grupos de seis integrantes cada. O Grupo B será formado por Botafogo, Flamengo, Boavista, Madureira, Macaé e o segundo colocado da fase preliminar. Já o Grupo C é composto por Vasco, Fluminense, Volta Redonda, Bangu, Resende e o 1º colocado da fase preliminar.

Na Taça Guanabara (1º turno) as equipes jogam entre si em turno único. Os dois melhores colocados de cada chave avançam a semifinal, que será realizada também em jogo único e com a vantagem do empate o time de melhor campanha. A final será realizada em uma única partida, em campo neutro e sem vantagem para nenhum dos lados. O vencedor será declarado o campeão da Taça Guanabara. O mesmo acontece na Taça Rio (2º turno), a diferença é que aqui as equipes vão jogar contra os adversários da outra chave. A pontuação dos dois grupos será zerada e avançam para a semifinal os dois melhores de cada chave. Quem vencer a decisão será declarado o campeão do segundo turno.

Os campeões da Taça Guanabara e Taça Rio garantem vaga direta na semifinal do Campeonato Carioca. Os outros dois semifinalistas serão as duas equipes com a melhor campanha somando os dois turnos. Caso uma mesma equipe conquiste a Taça Guanabara e a Taça Rio, ela vai direto a semifinal, junto com as três equipes de melhor campanha na classificação geral.

Já a fase especial é o Grupo X, que vai reunir as quatro equipes da fase preliminar que não conseguiram a classificação para a fase principal. Os times vão jogar entre si em turno, onde os dois últimos colocados serão rebaixados à Série B.

Sérgio Barcellos

Foto: divulgação 

Mais lidas da semana