Mídias Sociais

Esporte

Ferj anuncia novidade bastante aguardada para o Campeonato Carioca de 2019

Sérgio Barcellos

Publicado

em

 

Os Jogos decisivos do Campeonato Carioca do próximo vão contar com o auxílio do árbitro de vídeo. A novidade foi confirmada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) na última terça-feira. A empresa escolhida para prestar o serviço foi a Hawk-Eye Innovations, a mesma responsável pelo árbitro de vídeo na Copa do Mundo da Rússia.

A Ferj irá bancar os custos da contratação do serviço. Serão treinados 25 árbitros do quadro da entidade por R$ 175 mil. Segundo levantamento, o uso da tecnologia irá custar aos cofres da Federação R$ 25 mil por jogo. Ao todo, o árbitro de vídeo será utilizado em 10 partidas, sendo elas as semifinais e finais de turno, e também as semifinais e finais gerais, que vão definir de fato o campeão carioca.

O projeto foi aprovado nesta semana após uma reunião entre o presidente da Ferj, Rubens Lopes, o diretor financeiro, Cláudio Lopes, e o presidente da comissão de arbitragem, Jorge Rabello. Falta agora a entidade se reunir com representantes da Hawk-Eye para ajustar a forma de pagamento e assinar o contrato.

A medida tem como um dos objetivos minimizar os erros de arbitragem que tanto prejudicaram a competição nos últimos anos. Por mais de uma vez, tivemos campeonatos sendo definidos com erros gritantes, algo que acabou por arranhar e prejudicar a imagem do torneio. Com a inclusão do árbitro de vídeo, a Federação espera não só recuperar credibilidade como também tornar a competição mais justa.

Foto: Vitor Silva

Mais lidas da semana