Mídias Sociais

Esporte

Americano é excluído do Campeonato Carioca da Série B após julgamento no STJD

Avatar

Publicado

em

 

A novela envolvendo a paralisação do Campeonato Carioca da Série B finalmente chegou ao fim. Em julgamento realizado nesta quinta-feira, dia 25, em São Paulo, o Pleno do Tribunal Superior de Justiça Desportiva (STJD) optou pela exclusão do Americano da competição. O clube foi considerado culpado na suposta acusação de manipulação de resultados e por 6 votos a 1, foi excluído  do torneio. Em contrapartida, o Cano conseguiu reduzir a multa de R$ 102 mil para R$ 51 mil.

Em sua defesa, o Americano alegou não ter participado da suposta manipulação de resultados, atribuindo a ação ao diretor do departamento cultural do clube, Guito Wagner, responsável por vazar o áudio em uma rede social. O objetivo era convencer o tribunal de que a ação partiu apenas de Guito, sem o conhecimento da direção do clube. O Cano foi representado pelo advogado Carlos Teotônio Chermont.

Após apresentada a defesa foi a vez da acusação tomar a palavra. Representando o Itaboraí, o advogado Michel Assaf Filho citou trechos do áudio, onde Guito teria levantado a possibilidade de perder as finais da Taça Corcovado de forma intencional para deixar o Itaboraí de fora do Triangular Final.

Diante dos fatos apresentados, a Procuradoria deu o seu parecer e sugeriu a exclusão do Americano da competição. Na sequência, o auditor votou a favor da exclusão, e foi acompanhado pelo voto de outros cinco auditores. Apenas um deles votou contra.

Após tomar conhecimento do resultado do julgamento, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro emitiu uma nota em seu site oficial no início da tarde desta quinta-feira, dando o seu parecer sobre o caso. No documento, a entidade confirmou a exclusão do Americano e comunicou também que o Itaboraí herdou a vaga no Triangular Final.

O Triangular final agora será composto pelo campeão da Taça Santos Dumont, Nova Iguaçu, o campeão da Taça Corcovado, Campos e o time de melhor campanha somando os dois turnos. Anteriormente esse time era o Americano. No entanto, após sua exclusão, o time de melhor campanha passou a ser o Itaboraí. A data para o início da disputa do Triangular, contudo, não foi divulgada. É importante lembrar que o Americano não foi rebaixado e apenas excluído da edição deste ano do Carioca. Sendo assim, o clube voltará a disputar a competição no ano que vem normalmente. Com a decisão do STJD, o Cano esgotou a possibilidade de recorrer da decisão na esfera esportiva, mas ainda pode levar o caso a Justiça Comum.

Sérgio Barcellos

Foto: divulgação 

Mais lidas da semana