Mídias Sociais

Esporte

Abel Braga está perto de bater recorde de PC Gusmão no Vasco

Sérgio Barcellos

Publicado

em

 

Mesmo no início de seu trabalho no Vasco e ainda procurando o melhor futebol da equipe, o técnico Abel Braga está próximo de quebrar um recorde importante no clube. Ele pode se igualar a PC Gusmão como o treinador que mais lançou pratas da casa no Vasco nesta década. Até aqui, Abelão já lançou seis jogadores da base no time principal. Com mais dois, ele iguala Gusmão.

Abel chegou ao Vasco com o discurso de valorizar as categorias de base. E ele tem feito isso até aqui. O treinador já escalou seis jogadores do Sub-20 até aqui no Campeonato Carioca. O recorde pertence a PC Gusmão, que em 2010 utilizou nada mais nada menos do que oito atletas das categorias de base.

Outro dado chama a atenção. De acordo com uma pesquisa divulgada pela "Pluri Consultoria", o Vasco é o 6º clube que mais utilizou jogadores da base em minutos em campo. A pesquisa foi aplicada levando em conta o período de 2015 a 2019. Os dados foram publicados pelo portal de notícias do Uol.

A pesquisa aponta ainda de forma detalhada a utilização de jogadores da base neste período de cinco anos. Em 2015, foram 23,8% de atletas do sub-20 no time principal. Em 2016 tivemos 27,2%. O ano de 2017 foi de 28,3%, enquanto que 2018 (22,3%) e 2019 (21,6%). A posição que longe que mais cedeu jogadores ao time principal foi a zaga, com 48%. Na sequência foram meias (25%), atacantes (22%) e goleiros (5%).

Foto Rafael Ribeiro

Mais lidas da semana