Mídias Sociais

Educação

Projeto de implantação do Programa “Crescer em Rede” motiva lançamento de plataforma em Macaé

Avatar

Publicado

em

 

Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo lançou o Programa de Formação Continuada

 

Buscando aprimorar a qualidade do ensino e de cada vez mais estar conectado aos novos tempos e desafios da docência deste século, o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, lançou no Programa de Formação Continuada (Profoc), neste sábado, dia 05 de agosto, a “Plataforma de Formação Continuada” para que seus educadores possam experimentar e planejar novas práticas educacionais, com apoio das diversas tecnologias digitais.

O objetivo da plataforma é ser um espaço virtual de estudo contínuo que pode ser acessado de qualquer lugar. “Criamos essa plataforma com o intuito de possibilitar a nossos professores que tenham um ambiente tecnológico, onde possam estudar, participar de fóruns de discussão e ter uma atmosfera de experimentação do pensamento do Programa Crescer em Rede, onde a tecnologia digital será a ferramenta usada para a produção de conhecimento”, explicou a gestora pedagógica do INSG/Castelo, Cintia Manhães.

O Programa Crescer em Rede surge a partir da ideia de que as instituições de ensino devem estar inseridas em um mundo cada vez mais conectado e a atuação do professor torna-se fundamental. A Geração Z, que possui estudantes nascidos após 1995, já surgiu em um ambiental tecnológico, o uso de ferramentas digitais torna-se absolutamente natural. Esta geração consegue interagir com diferentes tecnologias ao mesmo tempo em que estuda, por exemplo. É nesse contexto que os docentes precisam estar em constante apropriação de conhecimento sobre as múltiplas possibilidades que as novas tecnologias são capazes de proporcionar, tornando o ambiente escolar interessante e com total efervescência de conhecimento.

O Profoc, que funciona como um encontro de atualização pedagógica dos educadores, é um ambiente propício para o debate educacional acerca do uso de ferramentas digitais que promovam constantemente a qualidade da educação no âmbito do Colégio. Neste encontro participam toda a comunidade educacional: docentes, coordenadores e direção.

No que tange o uso de material digital, a Rede Salesiana Brasil de Escolas – RSB-Escolas -  já utiliza o Material Didático Digital (MDD) e possibilita que o conteúdo, objeto de estudo, esteja em uma plataforma digital acessada pelo aluno e pelo professor, através do celular, do computador ou ipad.

Com a plataforma voltada para a formação continuada dos profissionais de educação, o INSG/Castelo desponta como uma instituição que prima pela competência educacional.  Em consonância com os objetivos do Programa Crescer em Rede, está sempre repensando o uso de tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem, motivando o professor a conhecer e experimentar recursos tecnológicos que possam colaborar na implementação de práticas criativas, planejando assim, estratégias inovadoras de ensino.

 

Crédito: Paolla Itagiba

Mais lidas da semana