Mídias Sociais

Educação

Prefeitura de Maricá anuncia data da volta às aulas da rede pública municipal

Publicado

em

 

A Prefeitura de Maricá anunciou nessa quarta-feira, 22, a data da volta às aulas da rede pública municipal, que acontece no próximo dia 5 de fevereiro, quando começa o ano letivo para cerca de 30 mil alunos matriculados na rede.

Segundo o município, as aulas contemplam estudantes da creche, pré-escola, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), lembrando que Maricá não tem escolas públicas municipais de Ensino Médio.

No anúncio, feito nas redes sociais nessa semana, a prefeitura ressalta que a rede pública municipal ainda recebe novas inscrições a partir da próxima segunda-feira, 27 de janeiro, com a alocação contínua, exceto para EJAI, mesma data em que abre o prazo para solicitação de transferências entre escolas.

“Construímos uma educação de qualidade ao alcance de todos e todas!”, afirmou o município, na publicação.

Um dos maiores desafios da gestão de Washington Quaquá (PT) em seu retorno à prefeitura, a educação pública municipal vem caindo de qualidade nos últimos anos, segundo avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Criado em 2007, e realizado a cada 2 anos, o indicador, que leva em conta o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações, é calculado com base nos dados da aprovação escolar, obtidos por meio do Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Comparando os dados de 2023 e 2021, durante o governo do ex-prefeito Fabiano Horta (PT), é possível perceber que, nas notas do Ideb do Ensino Fundamental, oferecidos pela rede pública municipal, Maricá caiu do 10º lugar no Estado do Rio nos “anos finais” em 2021, com média 5,4, para o 37º em 2023, com média 4,6.

Apesar da queda acentuada nos “anos finais” do Ensino Fundamental, nos “anos iniciais”, o resultado foi positivo, embora pequeno, com aumento da nota do Ideb de 5,6 em 2021 para 5,7 em 2023. Curiosamente, mesmo com o aumento da nota, a posição no ranking estadual também foi de queda, de 27º em 2021 para 36º em 2023.

Na última semana, Quaquá anunciou projetos para a Educação, reforçando a intenção de melhorar qualidade do ensino em Maricá, com uma proposta de construir uma unidade com o que há de mais moderno na educação.

“Em até 4 anos, todas as crianças de Maricá, incluindo minha filha Helena, terão acesso a escolas públicas de altíssima qualidade. Com laboratórios de ciências, salas de games, esportes olímpicos e muito mais, as escolas públicas de Maricá serão referência em educação e oportunidades para nossas crianças”, prometeu o prefeito, assumindo um grande desafio.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana