Prefeita de Quissamã elogiou investimentos na educação, que ajuda no desenvolvimento da região.
Os prefeitos de Quissamã, Fátima Pacheco (PODE), e de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz (PPS), estiveram, na última segunda, 22, em um evento que marcou a inauguração de mais um prédio composto por salas e laboratórios do campus Campos Centro, do Instituto Federal Fluminense (IFF).
A solenidade contou com a presença do Ministro da Educação, Mendonça Filho, do reitor do IFF, Jefferson Manhães, do diretor-geral do IFF, Carlos Alberto Henriques, da diretora do campus Quissamã do IFF, Aline Estaneck, e do presidente da Câmara de Campos, Marcão Gomes (REDE), além de diversas autoridades da região.
Durante o evento, a Prefeita Fátima Pacheco elogiou os investimentos feitos na educação da região, ressaltando a importância e o impacto direto no desenvolvimento de toda a região.
O ministro também aproveitou a cerimônia para elogiar as novas instalações e fazer algumas considerações a respeito do ensino técnico no Brasil, lembrando que, em países europeus, o ensino técnico possui muita relevância na educação.
“O caminho a avançar ainda é longo, considerando que na Europa mais de 40% do ensino é nas áreas técnicas. No Brasil ainda não atinge 10%”, disse Mendonça Filho.
Ainda sobre o ensino técnico no país, o ministro considera que o Brasil faz um “trabalho extraordinário no ensino técnico e tecnológico”, e enalteceu a qualidade da educação oferecida pelos Institutos Federais, demonstrando surpresa pela estrutura física e de cursos oferecidos pelo IFF.
“Campos é muito relevante nessa ação (do ensino profissional e tecnológico)”, concluiu.
O diretor-geral do campus, Carlos Alberto Henriques, anfitrião do ministro e das demais autoridades, destacou sobre a importância da inauguração do prédio, lembrando da grande demanda em relação às poucas salas de aula disponíveis na educação técnica.
“O momento é importantíssimo, em que se inaugura mais um espaço. Hoje a nossa escola tem um problema crônico que é a sala de aula. Agora vamos enfrentar o desafio de mobiliar”, ponderou Carlos Alberto.
O novo prédio do campus Campos Centro do IFF é o 7º bloco, e possui 8 andares capazes de abrigar diversas atividades, possibilitando ainda a expansão da biblioteca e da área de produção de merenda escolar da unidade.
O prédio receberá salas de aula e laboratórios de diversos cursos de nível superior, além de abrigar a reitoria, recebendo também um observatório astronômico, que ficará instalado na cobertura.
Tunan Teixeira
Foto: Divulgação