Mídias Sociais

Educação

Jovens Cientistas Salesianos apresentam trabalhos no X Fórum Científico da FSMA

Daniela Bairros

Publicado

em

 

O Fórum ocorrido na última semana reuniu professores, profissionais das mais diversas áreas e universitários, proporcionando aos jovens cientistas a experiência ímpar de terem suas pesquisas na área de Biologia, Física e Química conhecidas.

Da redação

O incentivo à pesquisa científica por estudantes através do Programa Jovem Cientista Salesiano do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo – já possibilitou a primeira apresentação de trabalhos por meio da exposição de pôster e de forma oral no X Fórum Artístico, Científico e Cultural da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

O Fórum ocorrido na última semana reuniu professores, profissionais das mais diversas áreas e universitários, proporcionando aos jovens cientistas a experiência ímpar de terem suas pesquisas na área de Biologia, Física e Química conhecidas.

"Está sendo emocionante participar desse programa. Nosso trabalho está focando nos processos de reabilitação que é basicamente como a gente pode desenvolver a neuroplasticidade. Esse é um programa que para quem tem interesse na pesquisa nos dar a possibilidade de adquirir mais conhecimento", disse Amanda Valente, representando o grupo de pesquisa sobre "A importância da plasticidade neuronal no processo de reabilitação".

Vitor Baza e Lívia Chaves, representantes do projeto ""Utilização de Biomassas para remoção e poluentes em água", ressaltaram a relevância da orientação e da disciplina dos professores e dos técnicos do laboratório como quesito importante na evolução do conhecimento e do trabalho. "A cada novo estágio do projeto a gente sente mais ainda a importância de se ter responsabilidade e agradecemos a confiança dos professores em nós. Nosso objetivo é continuar buscado alternativas de biomassas que possa ajudar populações que não tem acesso a saneamento básico e levar essa informação para mais pessoas", disseram.

"O mais interesse é aprofundar o conhecimento. A gente está estudando, pesquisando por satélite, entendendo o que estamos fazendo, dando sentido as teorias que vimos na escola em um trabalho científico e além de tudo, transmitindo esse conhecimento. Como queremos seguir a carreira de físico, astrônomo ou geólogo esse Programa já nos prepara de alguma forma", revelaram os alunos Maria Eduarda Bento, Iuri Lima, Davi Antônio, Júllia Medeiros e Igor Menezes, autores do projeto "Mapeamento Genético do Município de Macaé".

O Programa Jovem Cientista Salesiano, formado por alunos dos 9º e 1º anos, é uma parceria entre o INSG/Castelo e a Faculdade Salesiana onde os alunos são orientados em projetos de ciência e de pesquisa com os professores doutores Priscila Martins, Julio Vasconcellos e Hans Schmidt.

Crédito: Paolla Itagiba


 

Mais lidas do mês