Mídias Sociais

Destaque

Governo do Estado vai oferecer 50 vagas para ensino técnico em unidade de Macaé

Publicado

em

 

Inscrições para concorrer a 50 vagas de ensino técnico em informática começaram nesta segunda, 29. 

Já estão abertas, desde esta segunda-feira, 29, as inscrições para os alunos do Ensino Médio da rede pública interessados em concorrer a 50 vagas para curso técnico, disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Educação em unidade de Macaé.

Localizada no Bairro da Glória, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Macaé, que terá 50 vagas para o curso Técnico em Informática, será uma das 11 unidades em 4 municípios do estado que disponibilizam um total de 700 vagas para cursos técnicos em diversas áreas de conhecimento.

As vagas estão sendo distribuídas graças a uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), instituição vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social.

As vagas são destinadas apenas a alunos da rede pública estadual e as inscrições devem ser feitas pelo site da pasta estadual, através do endereço eletrônico, www.rj.gov.br/web/seeduc, até a próxima terça-feira, dia 9 de fevereiro.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, as vagas serão por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), através do MedioTec, uma ação do Ministério da Educação (MEC) que oferta cursos técnicos para alunos matriculados no Ensino Médio em escolas públicas.

A pasta explicou ainda que as oportunidades serão ofertadas na modalidade presencial, e oferecidas no contraturno, ou seja, o estudante faz o Ensino Médio em um turno e o Curso Técnico em outro, sem prejudicar a frequência dos alunos.

Além das 50 vagas disponíveis no CVT Macaé, a iniciativa possui também 450 vagas para 7 unidades no Rio de Janeiro (450), 150 vagas para duas unidades em Vassouras, e 50 vagas para uma unidade em Duque de Caxias, nos cursos, Técnico em Informática, Técnico em Edificações, Técnico em Conservação e Restauro, Técnico em Logística, Técnico em Telecomunicações, Técnico em Informática para Internet e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.

“Poderão participar os estudantes da rede estadual que estejam matriculados e frequentando o Ensino Médio Regular, preferencialmente a partir da 2ª série e prioritariamente com idade mínima de 15 anos. No momento da inscrição, o aluno deverá optar pelo curso de sua preferência”, detalhou o Secretário Estadual de Educação, Wagner Victer.

O secretário revelou ainda que os cursos são voltados ao mercado de trabalho e garantiu que os alunos matriculados terão acesso ao que há de mais moderno em cada segmento oferecido em todas as unidades de ensino.

MedioTec – Lançado em 2017, o MedioTec é uma iniciativa do (MEC) que busca fortalecer e ampliar a oferta de vagas gratuitas em cursos técnicos concomitantes para alunos regularmente matriculados no Ensino Médio nas redes públicas de educação, por meio do Pronatec.

“O objetivo é fortalecer e ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio articulada com as redes públicas de educação e com o setor produtivo, de modo que os alunos cursem o ensino técnico no contra turno do ensino regular”, concluiu a pasta.

Para mais informações sobre o edital do processo e conferir todos os cursos disponíveis em todas as unidades fora da região, os alunos da rede pública estadual devem acessar o site da Secretaria Estadual de Educação, através do endereço acima.

Tunan Teixeira

Foto: Divulgação

Mais lidas da semana