Mídias Sociais

Educação

Começa 2ª fase de matrícula para vagas na rede pública estadual de educação do Rio

Publicado

em

 

Começou, nessa terça-feira, 31 de janeiro, a 2ª fase de matrícula para as vagas oferecidas nas mais de 1.200 escolas da rede pública estadual do Rio, e que pode ser feita apenas de maneira virtual, pelo site Matrícula Fácil.

Essa 2ª fase é voltada para os estudantes que ainda não alocados, que não fizeram confirmação de matrícula, e para os novos alunos. Após acessar o site, matriculafacil.rj.gov.br, os interessados devem verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis.

“Nessa 2ª fase, a vaga é direta, ou seja, o aluno pode escolher dentre as vagas disponíveis no sistema e, após a confirmação dos dados, deverá comparecer à unidade escolar em até 48 horas com toda a documentação solicitada”, explicou a Secretaria Estadual de Educação.

Ainda de acordo com a pasta, também está aberto o período de renovação de matrícula, que acontecerá exclusivamente de forma online, lembrando que em casos de falta de acesso à internet, os interessados podem fazer a renovação presencialmente nas unidades escolares.

Para a confirmação de matrícula, é necessária a apresentação de documentos como os originais de certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou documento que a substitua e CPF; original e cópia de histórico escolar ou declaração da última unidade escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola; e carteira de identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos; além de comprovante de residência com o mesmo endereço informado no ato da inscrição da matrícula;

Os candidatos também devem levar, se for o caso, laudo comprobatório de deficiências declaradas; atestado médico específico para a prática de atividade física de alto rendimento, no caso de matrícula nas unidades escolares com Ensino Médio Vocacionado ao Esporte; e documentação que comprova o vínculo familiar, no caso de o candidato ter declarado possuir irmão matriculado ou pleiteante à vaga na rede estadual, para o ano letivo de 2024.

“O cadastro no site apenas não garante a vaga do estudante na escola. É necessário, após essa inscrição, que o candidato maior de 18 anos ou o responsável do candidato menor de idade compareça à unidade escolar, em até 2 dias úteis, com toda a documentação solicitada”, reforça a Secretaria Estadual de Educação.

A pasta acrescenta que, caso o aluno já tenha feito a confirmação de matrícula, mas deseje mudar de escola, pode tentar a transferência, que também deve ser feita apenas pelo site Matrícula Fácil, mas a partir do próximo dia 2 de fevereiro.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana