Mídias Sociais

Economia

Petrobras realiza testes rápidos do coronavírus em colaboradores que embarcam nos aeroportos de Macaé e Cabo Frio

Avatar

Publicado

em

 

A Petrobras informou, nesta segunda-feira, 27, que ampliou a realização de testes rápidos do novo coronavírus para a triagem de colaboradores que embarcam para as plataformas da companhia nos aeroportos de Macaé e Cabo Frio.

De acordo com a empresa, os testes tiveram início na última segunda-feira, 20, no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, mas que, nesta semana, a medida já foi expandida para outros aeroportos, como os de Vitória, no Espírito Santo (ES), e de Farol de São Tomé, também no Estado do Rio, além das duas cidades da região.

“Os exames rápidos detectam a presença de anticorpos no sangue e, portanto, são úteis para identificar pessoas que possam estar com uma infecção ativa há alguns dias, porém sem manifestação de sintomas, assim como aquelas que tenham tido uma infecção assintomática no passado”, explicou a Petrobras nesta segunda-feira.

A estatal também ressaltou que a prevenção à disseminação do coronavírus está sendo feita em diversas frentes, e que a testagem rápida tem se mostrado uma das mais eficazes para impedir o contágio do vírus em suas unidades.

Outra medida utilizada pela empresa é a realização do teste RT-PCR (reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa) nos colaboradores que apresentam os sintomas da doença, já que esse exame detecta a presença de material genético no organismo.

“O exame é de simples realização, por meio da coleta de sangue na ponta do dedo. O teste rápido identifica 2 tipos de anticorpos que são desenvolvidos no organismo para o combate ao vírus, as imunoglobulinas IgM e IgG, e o resultado sai em até 30 minutos.

O 1º a se formar é o IgM, que indica que a pessoa pode estar com uma infecção ativa ou ter tido uma infecção recentemente, por isso ela pode estar transmitindo o vírus e deverá ser mantida em isolamento, não sendo autorizada a embarcar. Na sequência, forma-se o IgG, que indica que o vírus foi combatido pela defesa natural do organismo e que a pessoa está desenvolvendo imunidade à doença, caso em que o embarque será autorizado”, detalhou a estatal.

Os aeroportos de Vitória e de Macaé são administrados pela empresa Aeroportos do Sudeste do Brasil (ASeB), do grupo suíço Zurich Airport, concessionária responsável pela operação dos 2 aeroportos desde o final de 2019.

Mais lidas da semana