Mídias Sociais

Economia

Petrobras inicia processo de venda de suas participações em mais 2 campos de petróleo da Bacia de Campos

Avatar

Publicado

em

 

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira, 25, que iniciou mais uma etapa para a venda da totalidade de suas participações nas concessões de Albacora e Albacora Leste, localizadas em águas profundas na Bacia de Campos.

“Essa operação está alinhada à estratégia de otimização de portfólio e melhoria de alocação do capital da companhia, passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em águas profundas e ultra-profundas, onde a Petrobras tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos”, justificou a empresa.
O campo de Albacora possui uma área de 455 km² enquanto o campo de Albacora Leste possui uma área de 511,56 km², e os 2 estão localizados na área norte da Bacia de Campos, respectivamente, em lâminas de água a uma distância de cerca de 110 km e 120km do Cabo de São Tomé, no litoral norte do Estado do Rio.

Em agosto de 2020, Albacora produziu 38,7 mil barris de óleo por dia e 716 mil m3 de gás por dia, enquanto que Albacora Leste produziu 33,3 mil barris de óleo por dia e 707 mil m3 de gás por dia.

No caso do campo de Albacora, a Petrobras é operadora do campo com 100% de participação, e no campo de Albacora Leste, a Petrobras é operadora com 90% de participação e os 10% restantes pertencem à Repsol Sinopec Brasil.

Em julho desse ano, a estatal brasileira já havia concluído a venda de sua participação de 10 campos dos polos, Pampo e Enchova, também na Bacia de Campos, mas para a Trident Energy do Brasil, pelo valor de 365,4 milhões de dólares.

À época, a Petrobras afirmou ainda que a operação ainda previa o pagamento contingente de um valor adicional de 650 milhões de dólares, incluindo 200 milhões de dólares divulgados em julho de 2019.

“O valor recebido no fechamento da transação se soma ao montante de 53,2 milhões de dólares pagos à Petrobras na assinatura dos contratos de venda, totalizando 418,6 milhões de dólares”, destacou a companhia no comunicado sobre a venda, há 2 meses.

Além dos polos Pampo e Enchova, localizados em águas rasas na Bacia de Campos, a Petrobras vendeu também suas participações nos campos de Enchova, Enchova Oeste, Marimbá, Piraúna, Bicudo, Bonito, Pampo, Trilha, Linguado e Badejo, também na Bacia de Campos.

“Com essa transação, a Trident passará a ser a operadora dessas concessões com 100% de participação nas mesmas”, disse a Petrobras, na época.

Mais lidas da semana