Essa é a quarta vez consecutiva que a estatal aumenta o preço do combustível. O reajuste começou a valer à meia-noite desta quinta-feira (14).
A Petrobras anunciou na noite de ontem (13) a alta de 2,5% no da gasolina comercializada nas refinarias. O reajuste começou a valer partir da meia-noite desta quinta-feira (14). Essa é a quarta vez consecutiva que a estatal eleva o preço da gasolina.
A Petrobras adota novo formato na política de ajuste de preços desde 3 de julho. Pela nova metodologia anunciada, os reajustes acontecem com maior frequência, inclusive diariamente. Desde o início da nova metodologia, a gasolina acumula alta de 28,61% e, o diesel, valorização de 19,15%.
A estatal agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente, ao contrário do que era feito antes quando a Petrobras esperava cerca de um mês para ajustar seus preços. Além da concorrência, na decisão de revisão de preços, pesam as informações sobre o câmbio e as cotações internacionais.
Autor: Bertha Muniz