Iniciativas garantem à Bacia de Campos todo o suporte para atender a recuperação do crescimento na região
Bertha Muniz
No ano em que a Bacia de Campos, maior bacia petrolífera na costa brasileira, completa esta semana 40 anos de produção, o prefeito de Macaé, Dr Aluizio, lançou duas importantes campanhas visando mobilizar a sociedade e a indústria, sobre a importância de iniciativas que garantam à Bacia de Campos todo o suporte para atender a retomada do crescimento na região.
O movimento "Bacia de Campos, é preciso investir", criado em junho, pouco antes da Brasil Offshore, provou que apesar da dificuldade, há um otimismo com o cenário a curto prazo. Na época, o prefeito de Macaé, deixou clara a necessidade de revitalizar e voltar a trabalhar de forma firme na Bacia de Campos. “A evidência é que se a gente quiser sair da crise o mais rápido, é preciso retomar os investimentos do setor de óleo e gás, com a revitalização dos campos maduros localizados na Bacia de Campos”, destacou Dr Aluizio.
O prefeito frisou que a redução de produção na Bacia da Campos gerou desemprego na região, com cerca de menos 40 mil vagas, diretas e indiretas. Mesmo com as mudanças no setor de exploração e produção de petróleo, que começaram a ser discutidas na última edição da Brasil Offshore, em 2015, o cenário para retomada de vagas de emprego exige ações a curto prazo. O foco em parcerias já está previsto pela Petrobras. Dr Aluizio, também presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), anunciou que a perspectiva pode gerar um novo cenário para o retorno dos empregos já em 2018.
“A cada U$ 1 bilhão investido são gerados cerca de 25 mil empregos. E a cada mil empregos na indústria de petróleo, são gerados mais mil empregos indiretos. É preciso que todos nós compartilhemos desse movimento ‘Bacia de Campos é preciso investir’, para que a cidade e a região voltem a crescer. A cidade participou de forma unânime da feira, todo mundo quis que desse certo e deu. E está muito próximo de fazermos essa virada”, completou o prefeito de Macaé.
Já no fim de julho, Dr Aluizio, lançou o movimento “Menos Royalties, Mais Empregos”. Na época, ele chegou a conversar com o presidente da Petrobras, Pedro Parente para apresentar uma proposta de redução dos royalties dos campos maduros de 10% para 5%. A asserção visa o aumento da produção de petróleo na Bacia de Campos, consequentemente, estimulando a geração de empregos na região. Segundo Aluizio, os 10% de royalties do pré-sal continuariam mantidos. A iniciativa favorece a exploração nos poços maduros, localizados nesta região, com impacto positivo na economia dos municípios e do Estado. Com a expectativa da geração de 20 mil empregos com o retorno dos investimentos nos campos maduros, cerca de 50% de trabalhadores desempregados podem ser recolocados no mercado de trabalho da cidade.