Mídias Sociais

Covid-19

Visitas virtuais aliviam a dor de pacientes internados com Covid-19 no HPM, em Macaé

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Pacientes de Covid-19 internados no Hospital Público Municipal de Macaé contam com a tecnologia para minimizar a saudade dos familiares. Isto porque a equipe de psicólogos do HPM criou o projeto Visita Virtual Familiar, em que os pacientes fazem vídeo chamadas para os parentes mais próximos.

O projeto repete experiências similares que vêm sendo adotadas em vários hospitais do país, com bons resultados. Para a coordenadora do serviço de psicologia do HPM, Adalgiza Borges, considera que as visitas virtuais diminuem os efeitos negativos provocados pelo distanciamento necessário entre pacientes e familiares.

“A experiência nos mostra a importância da família, mesmo que de forma virtual, e seu papel fundamental no tratamento da doença”, afirma a psicóloga. A falta de contato com entes próximos traz efeitos indesejáveis, tanto para pacientes quanto para familiares. O sentimento de isolamento pelo paciente, inclusive, pode provocar quadro de depressão, o que diminui as defesas naturais do sistema imunológico.

Desde que foi criado, há dois meses, o projeto Visita Virtual Familiar já realizou 160 vídeos chamadas, aproximadamente, contemplando 200 familiares, em média.

Mais lidas da semana