Mídias Sociais

Destaque

Tartaruga marinha de 450 kg é encontrada morta na Praia do Barreto, em Macaé

Avatar

Publicado

em

 

De acordo com a Guarda Ambiental do município, ela pode ter engolido uma sacola plástica e ter se asfixiado

 

Bertha Muniz

 

Uma tartaruga marinha adulta medindo quase dois metros foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira (21), na Praia do Barreto, em Macaé. O animal, que pesa cerca de 450 kg, é da espécie tartaruga de couro (Dermochelys coriacea). De acordo com a Guarda Ambiental do município, ela pode ter engolido uma sacola plástica e ter se asfixiado.

Segundo biólogos, essa espécie de réptil é resistente, podendo viver até 300 anos.. A tartaruga não apresentava ferimentos de rede no corpo, mas será levada para análise no Projeto Tamar, Instituto responsável pela preservação de espécies marinhas, no Rio, a fim de que se descubra a causa da morte e sejam realizados estudos.

Segundo informações do projeto Tamar, a tartaruga de couro está “criticamente ameaçada” de extinção no Brasil. Ela vive usualmente na zona oceânica durante a maior parte da vida e única área regular de desova conhecida fica no litoral norte do Espírito Santo.

No dia 5 de agosto, outra tartaruga de couro foi encontrada morta, em avançado estado de decomposição, na Praia do Abricó, em Rio das Ostras. O animal pesava cerca de 200 kg.

Foto: Cadu Alves/InterTV

Mais lidas da semana