Mídias Sociais

Caderno D

Armação dos Búzios, o balneário mais charmoso do País, também é um lindo cenário para casamento

Avatar

Publicado

em

 

Por ano, cerca de 400 casamentos são feitos na cidade, que é procurada para realização da cerimônia desde 2007

Daniela Bairros

Colaborou Victor Viana

 

Vai se casar e ainda não escolheu o local dos seus sonhos para a cerimônia civil, religiosa e a lua de mel?

Armação dos Búzios, o balneário mais charmoso do País, tem atraído, cada vez mais, casais apaixonados para o enlace matrimonial.

Búzios, que é internacionalmente conhecida por suas belezas naturais e o charme de vila chique, há cerca de 10 anos começou a ver nascer uma procura de milhares de pessoas querendo se casar no balneário. Este movimento se consolidou e, atualmente, Armação do Búzios já é considerada a capital do casamento do Rio de Janeiro, atraindo cada vez mais pessoas de outros estados e países.

Para os casais, a paisagem paradisíaca das praias e os hotéis, além dos clubes sofisticados da cidade, são os ambientes perfeitos para a realização das cerimônias. O destino já é consolidado e, com isso, uma rede muito organizada de empresas, foi criada para oferecer os diversos serviços que possibilitam um casamento dos sonhos. Segundo a assessora de casamentos, Ester Fernandes, a distância não é mais problema devido o avanço da tecnologia. “Isso permite que possamos conversar pela internet com os noivos sobre os preparativos. Às vezes, os encontros pessoais acontecem dias antes da cerimônia. Já realizamos casamentos de noivos vindos da Austrália e tudo saiu conforme o planejado”.

Os casamentos realizados em Búzios começaram a ganhar notoriedade, com a realização do enlace matrimonial de famosos. O primeiro casamento que gerou repercussão na mídia aconteceu em 2007, no Hotel Atlântico Búzios, onde o apresentador do Sport TV, Luiz Carlos Júnior, se casou.

A procura para realização de casamentos em Búzios tem proporcionado resultados positivos à cidade. Segundo o presidente do Búzios Convention & Visitors Bureau, Thomas Webber, o mercado de casamentos sendo cada vez mais importante para a cidade. “São cerca de 400 casamentos por ano na cidade e movimenta grupos de 20 a mais de 1000 pessoas por festa, levando em conta 43 mil pessoas por ano neste segmento e faturamento de mais de R$ 17.000.000”, explicou.

Além das praias a cidade possui pontos históricos, hotéis sofisticados, e até uma bela igreja do século 17, que com a ajuda das assessorias pode marcar os casamentos no local. Mas Búzios também oferece a opção de ter tudo no mesmo local. Sim, é isso mesmo: ter tudo o que um casamento precisa , desde a igreja ou salão, o local da festa de frente para o mar, passando por salão de beleza e  spa. Tudo isso justamente no Hotel Atlântico Búzios, onde tudo começou há 10 anos.

O Hotel aglutinou em um só local, com vista para a estonteante Praia da Armação, um local ideal para casamentos. Inclusive, há uma bela igreja no estilo colonial disponível para os nubentes. Mas a cerimônia pode ser realizada também ao ar livre, de frente para o mar na hora do pôr do sol, ou à noite. E a opção do salão de festas do hotel. “Em 2007 quando tivemos o primeiro casamento no Hotel, vimos ali uma oportunidade de abraçar um filão que nascia, e desde então passamos oferecer um  experiência completa aos noivos e convidados”, completou Luiz Guedes, do Atlântico.

Diferente de outros destinos de casamento Búzios tem todos os fornecedores necessários na própria cidade.

“Talvez a única exceção seja o vestido da noiva, não temos ainda uma estilista local,  mas todo o restante pode se comprar e contratar aqui mesmo. Claro que os noivos podem trazer de fora se quiserem, mas temos o melhor e pra todos os estilos e bolsos aqui em Búzios.”, conta Manuel do Buffet Santo Ofício.

E sobre quem acha que casar em Búzios é caro, Manuel explica um fator interessante.  “O casamento pode ficar mais em conta em Búzios que na cidade de origem dos noivos. Porque o fato de ter que se deslocar faz com que a lista de convidados fique mais genuína, os convidados que vem, são mesmo muito próximos e queridos do casal.”

Búzios é conhecida por ser uma cidade que tem tranquilidade para quem quer e badalação para quem tem disposição.  Bares, restaurantes e ambientes favoráveis  para o chamado pré-wedding, que também podem acontecer nas próprias casas que muitas vezes são alugadas pelos casais. Segundo a Relações Públicas, Sylvana Graça, o pré-wedding é um momento para tirar ou tentar tirar a ansiedade dos noivos, que já encaram o casamento no dia seguinte. “No pré-wedding os noivos podem receber os parentes e amigos longe da tensão e dos flashes. Uma recepção para receber os parentes e amigos, que sempre vem de longe para prestigiar oc casamento”.

 

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana