Mídias Sociais

Destaque

Retrospectiva 2018: confira as 10 reportagens mais lidas do ano

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Confira os fatos que marcaram a região de janeiro a dezembro. 

O ano acaba e chega aquele momento de fazer um balanço de tudo o que aconteceu. Aqui no Diário não é diferente. 2018 foi um ano cheio de acontecimentos, alguns bons, outros nem tanto. Mas tudo ficou marcado na nossa história - que foi construída com você, que nos acompanha de janeiro a dezembro. Confira aqui quais foram as reportagens mais lidas do ano:

1- Caixa 2: TRE apreende jornais com fake news a favor de Fernando Haddad e contra Jair Bolsonaro na sede do Sindipetro em Macaé

No auge do período das Eleições 2018, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cumpriu no dia 20 de outubro um mandado de busca e apreensão na sede do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), no Centro de Macaé.

No local foram apreendidos milhares de jornais com conteúdos tendenciosos e propaganda irregular do candidato a presidente Fernando Haddad (PT). O material, que faz propaganda para PT não teve a origem do dinheiro declarada nas prestações de conta do candidato petista. E, portanto, por ser pago com dinheiro de fonte desconhecida a prática pode ser caracterizada Caixa 2.

 

2- Macaé em estado de alerta máximo: Deve chover mais 200mm

 

As águas de março provocaram estragos em Macaé neste ano. A cidade recebeu chuvas volumosas, o que provocou diversos transtornos como alagamentos, queda de barreiras e interdição de estradas, principalmente, na região serrana. No dia 8 de março o município entrou em estado de alerta máximo. Na Cidade Universitária e no Shopping Plaza Macaé, ninguém entrava e ninguém saía por conta dos alagamentos.

O canal do Capote, na Linha Verde, transbordou, deixando centenas de pessoas ilhadas. Na região serrana choveu incessantemente desde às 16h e já foram registrados 56 mm de chuva. A Capital do Petróleo recebeu 220mm de chuva em 24 horas.

O volume é considerado 95% do previsto para todo o mês. A última vez que a cidade teve uma chuva tão volumosa foi em dezembro de 2013. Na época, um menino de 6 anos morreu soterrado, durante um deslizamento de terra no Morro do Santana.

3-  Encontrado corpo de turista Catarinense desaparecida em trilha de Arraial do Cabo

O corpo da turista de Florianópolis (SC), Fabiane Fernandes, de 32 anos, foi encontrado na tarde do dia 21 de novembro na trilha do Morro da Prainha, em Arraial do Cabo, em estado de decomposição. Equipes do Corpo de Bombeiros, agentes da Guarda Ambiental, além de voluntários, fizeram buscas pela vítima, e no terceiro dia de trabalhos optaram pela ajuda de cães farejadores.  Fabiane estava nua e seus pertences, inclusive o celular, foram achados próximo ao corpo.

Segundo informações preliminares, ela foi estuprada e morta com uma pedrada na cabeça. Fabiane desapareceu na trilha na manhã do dia 18 de novembro. A turista teria ido a região aproveitar o feriadão de Proclamação da República.

4-    Foco proposto pelo futuro presidente da Petrobras vai priorizar operações baseadas em Macaé

O Novo perfil de atividades da Petrobras, já traçados pelo planejamento econômico do futuro governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), vai garantir a Macaé a partir de 2019, não apenas a superação da crise e a retomada de oportunidades, mas sim a consolidação de todos os projetos traçados com objetivo de fortalecer o protagonismo da cidade, dentro da indústria de óleo e gás, do Estado do Rio de Janeiro.

Para Roberto Castello Branco, nome indicado por Paulo Guedes, futuro Ministro da Economia do governo Bolsonaro, a estatal vai priorizar investimentos na modernização dos sistemas de produção e desenvolver projetos de exploração de áreas que já pertencem ao portfólio da companhia.

Setores do mercado offshore que garantiram à Macaé três décadas de prosperidade, e de expertise fabricada por companhias internacionais que formam hoje o polo offshore do município, a exploração e produção também serão as bases para a geração de mais de 700 mil postos de trabalho em quatro anos, de acordo com as análises da Associação Brasileira das Empresas de Serviços do Petróleo (Abespetro).

E no próximo ano, o município avançará também em investimentos de infraestrutura, através do projeto “Avança Macaé”. Proposto pelo governo municipal, a iniciativa propõe parceria com a iniciativa privada, como forma de desenvolver grandes projetos de urbanização na cidade, como a Transportuária, viabilizando a construção do Tepor, criando um novo acesso entre a RJ 106 e a RJ 168, as duas principais vias que interligam o município à BR 101.

5-    Polícia Federal prende vereador de Macaé em flagrante por peculato

O vereador José Queiróz dos Santos Neto, o Neto Macaé, foi preso na tarde do dia 27 de fevereiro pela Polícia Federal. Ele estava em seu gabinete na Câmara de Vereadores, quando foi surpreendido com a chegada de agentes da PF.

Segundo o delegado titular da Polícia Federal, Felício Laterça, contra Neto há uma denúncia de apropriação indevida de parte da remuneração de servidores da Câmara, o chamado "peculato".

O vereador do Partido Trabalhista Cristão (PTC), estava no seu primeiro mandato e foi o sexto vereador mais votado nas últimas eleições, com 2.507 votos. Ele teve o mandato cassado.

5-    Jovem esconde gravidez, dá à luz e feto é encontrado morto dentro de armário em Quissamã

 

Um recém-nascido foi encontrado morto dentro do armário de uma casa na noite do dia 18 de outubro, em Quissamã, no Norte Fluminense. A Polícia Civil registrou o caso como um aborto espontâneo, no entanto, na ocorrência há relatos de que a jovem teria escondido a gravidez da família, e começou a passar mal após fazer o parto sozinha em casa.

Segundo a polícia, o irmão da jovem encontrou o bebê em uma bolsa que estava dentro de um armário. A criança chegou a ser levada para o Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, mas já chegou ao local sem vida.

6-    Em menos de 24 horas, jovens são executados a tiros em Macaé e Rio das Ostras

 

A violência na região fez mais duas vítimas em apenas 24 horas. Em Macaé, na tarde do dia 14 de outubro um jovem de 29 anos, identificado como Felipe Silva Zamperine, foi morto com cinco tiros na cabeça.

O crime ocorreu na Avenida Principal do Aterrado do Imburo. A PM informou que, segundo testemunhas no local, os autores teriam sido dois homens uma motocicleta Honda Fan de cor preta.

Já no início da do dia 15 de outubro, um rapaz de 19 anos foi executado a tiros no calçadão da Praia do Centro, em Rio das Ostras. A vítima foi identificada como Leonardo Pereira de Souza.

7-     Jovem de 19 anos encontra braço humano enquanto tomava banho em praia de Cabo Frio

Uma jovem de 19 anos encontrou um pedaço de braço humano na Praia do Foguete, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, na manhã do dia 29 de novembro. A mãe da menina contou que estava na praia, quando a filha disse ter visto algo estranho na beira da água.

Ela pegou um pedaço de madeira e teve a surpresa: era um braço humano em avançado estado de decomposição. A adolescente levou o membro para a areia e mostrou para a mãe. "Quase desmaiei", conta Luciana Gama.

 

 

 

8-    Filho de Letícia Spiller e Marcello Novaes é detido com maconha em Maricá 

Pedro Novaes, filhos dos atores Marcelo Novas e Letícia Spiller, foi detido com drogas na madrugada do dia 7 de abril na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na divisa entre os municípios de Maricá e Saquarema. Durante abordagem ao veículo e aos ocupantes, foram encontradas duas trouxinhas de maconha, uma com Pedro e outra com a namorada dele.

 

9-    Bandidos assaltam Casas Bahia e trocam tiros com a PM no Centro de Rio das Ostras

Um assalto a Casas Bahia localizada no Centro de Rio das Ostras terminou em troca de tiros na manhã do dia 4 de junho.  Após a chegada da Polícia Militar (PM), os criminosos fugiram. Houve confronto e perseguição. Comerciantes da região foram obrigados a fechar as portas.  Ninguém se feriu.

10- Explosão de lancha deixa uma pessoa morta e sete feridos em Macaé

A explosão de uma lancha em Barra de Macaé, em Macaé, no dia 28 de abril, deixou sete pessoas da mesma família feridas e uma morta. Uma das vítimas, a professora Norma Pinheiro, de 66 anos, sofreu queimaduras em 40% do corpo e estava internada no CTI do Hospital da Unimed, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu após uma parada cardiorrespiratória. Norma chegou a ficar cinco dias internada. O fogo queimou parte da lancha, até as chamas serem controladas pelo Corpo de Bombeiros. As outras vítimas se recuperaram da tragédia.

 

 

 

 


 

Mais lidas do mês