Mídias Sociais

Covid-19

Prefeito de Macaé anuncia novas medidas em meio ao aumento de casos da Covid-19

Publicado

em

 

O aumento de casos de Covid-19 levou o município de Macaé a voltar a obrigar o uso de máscaras instituições de ensino públicas e privadas, repartições públicas, unidades de saúde e locais de longa permanência (para idosos, gestantes e imunossuprimidos). As novas medidas de combate a quarta onda do coronavírus foram anunciadas pelo prefeito Welberth Rezende durante uma live, na noite desta quinta-feira (9).

Participaram também da transmissão ao vivo, o secretário de Saúde Alexandre Cruz, o secretário Adjunto de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga e a secretária Adjunta de Alta e Média Complexidade, Mayara Rezende. Um decreto municipal que passa a valer neste sábado (11) estabelecerá também a suspensão das cirurgias eletivas no município, além da retomada das visitas virtuais à pacientes internados na rede pública municipal.

 

Nesta quinta-feira, Macaé registrou duas mortes pela Covid-19. Segundo dados do governo, no momento há 17 pacientes contaminados com a doença internados na enfermaria do Hospital Público Municipal (HPM), além de uma paciente, de 60 anos, intubada em estado grave. Segundo a secretária Adjunta de Alta e Média Complexidade, Mayara Rezende, os pacientes que estão na enfermaria do HPM estão assintomáticos e foram internados por suas doenças de base.

 

Conforme o prefeito de Macaé, os novos protocolos visam a prevenção da disseminação da doença. "Não é momento de alarde, nós aqui trabalhamos com prevenção, somos guiados pelo vírus e pelos números. No último domingo tínhamos três pacientes internados com Covid-19. Hoje temos 18. Vamos tentar nos antecipar sempre que possível. Ano passado fomos referência no combate à doença em todo o estado, porque colocamos a cara e nos antecipamos. Cada vida é importante para nós", destacou Werlberth Rezende.

 

Busca ativa indica 17,5% de contaminação pela Covid-19 em Macaé

 

Ainda nesta quinta-feira (9), cerca de 200 testes foram aplicados durante a ação de testagem realizada pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria municipal de Atenção Básica no Calçadão da Avenida Rui Barbosa. As pessoas que testaram positivo para a Covid-19 foram direcionadas para atendimento médico nas unidades de urgência do município que são referência para assistência a pacientes com sintomas de síndrome gripal. Do total de testados, 17,5% estavam contaminados com a doença.

 

“Estamos diante do início de uma nova fase de alta em casos positivos da Covid-19, já identificada no crescimento dos atendimentos a pacientes com síndrome gripal em nossas unidades e retratada também na ação de testagem realizada hoje no Calçadão. O momento é de atenção da população que deve priorizar a vacinação, completando o esquema vacinal com as Doses de Reforço”, destacou o Secretário de Atenção Básica, Dr. Luiz Carlos Braga.

 

Uma nova testagem em massa para atendimento a pacientes assintomáticos será realizada na próxima semana. O objetivo é comparar os índices de positividade durante a “semana epidemiológica”, traçando o cenário da pandemia na cidade.

 

A testagem da Covid-19 para pessoas que apresentam sintomas de síndrome gripal segue nas unidades: UPAs Barra e Lagomar, Pronto-Socorro Municipal da Imbetiba e do Parque Aeroporto, Hospital Público Municipal da Serra (HPMS) e a Unidade Mista de Saúde do Sana.

Mais lidas da semana