Mídias Sociais

Destaque

Estácio Macaé realiza ação social gratuita em prol do Novembro Azul

Publicado

em

 

No dia 27 de novembro, das 9h às 14h, a Estácio Macaé realizará uma ação social em prol do Novembro Azul. Vários estandes serão instalados na Rua Maria Braga Lima Dias, 455 – (vale registrar que essa rua fica ao lado da unidade, na parte de baixo) - Alto dos Cajueiros – em Macaé – e os moradores da cidade e dos munícipios vizinhos poderão contar com diversos serviços gratuitos, como auxílio nutricional, cuidados com saúde e corpo, aferição de pressão arterial, teste glicêmico, atendimentos psicológicos com avaliação de estresse e dicas de bem-estar.

“O objetivo da ação é conscientizar os cidadãos de Macaé e das cidades vizinhas sobre a prevenção do câncer de próstata. Queremos quebrar o paradigma que os homens não cuidam da saúde, que não se previvem e que não vão ao médico”, comenta Caio Correa, gestor da Estácio Macaé.

“Quando o câncer de próstata é diagnosticado em sua fase inicial ele é tratável e curável. Por conta disso, os homens devem ir sim ao médico, de preferência ao urologista a partir dos 50 anos, ou aos 45 anos caso tenham histórico de câncer de próstata na família. Vale registrar ainda que não basta apenas fazer os exames, ir às consultas médicas regularmente deve ser uma rotina", enfatiza João Antônio, médico urologista e professor do curso de Medicina do IDOMED/ Estácio.

Para o urologista, a maioria dos pacientes que apresenta câncer de próstata não desenvolve sintomas e, quando estes surgem (sangue na urina e dor nas costas, por exemplo), já indicam que a doença está em fase avançada. “Quanto mais cedo se descobre a doença, melhor será para o paciente, pois as chances de cura são sem bem expressivas”, explica o especialista.

Na visão dele, é importante o acompanhamento médico regular, pois alguns tipos desta doença na próstata podem crescer de forma bem lenta. Contudo, outros casos podem ser mais agressivos e, com isso, o tratamento tem que ser imediato. O urologista enfatiza ainda que manter uma boa alimentação, realizar atividade física de forma moderada e dormir bem são ações capazes de reduzir significativamente o risco. Abandonar a ingestão de bebida alcóolica e o hábito de fumar também são boas medidas preventivas.

Já a nutricionista Jessica Vaz Franco, mestra em saúde pública e professora da Estácio, alerta ainda para o consumo exagerado de alimentos ultraprocessados, que são aqueles com longa vida de prateleira (como biscoito, salgadinho de pacote, macarrão e tempero instantâneos, refresco, refrigerante, além de produtos congelados e prontos para aquecimento e embutidos) e que possuem várias características que podem estar envolvidas na causa de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer. A começar pelo alto teor de gordura total, gordura saturada e adição de açúcar e sal, junto com uma menor quantidade de fibras e vitaminas.

“O consumo de carnes vermelhas como de boi, porco, cordeiro e bode, entre outras, se consumidas em grande quantidade, também podem aumentar a chance de desenvolver a doença”, explica Franco. Segundo a nutricionista uma alimentação balanceada que dê prioridade para o consumo de frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, aliada a uma ingestão menor de gordura, ajuda a diminuir o risco de câncer. “Da mesma forma, fazer uma atividade física, diminuir o consumo de álcool e alimentos ultraprocessados e não fumar, são algumas das recomendações que ajudam a prevenir essa e outras doenças” completa Franco.

Sobre o Novembro Azul

A data que serviu como inspiração para a criação do Novembro Azul na Austrália, em 2003, tem como finalidade conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Dia Internacional de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro) marca o mês que foi dedicado à prevenção do segundo e mais recorrente câncer em brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.

Serviço:

Evento – Estácio Macaé - Novembro Azul - Serviços gratuitos para os moradores de Macaé e dos munícipios vizinhos
Local – Os estandes serão instalados na Rua Maria Braga Lima Dias, 455 – (vale registrar que essa rua fica ao lado da unidade, na parte de baixo) – Alto dos Cajueiros - Macaé
Data – 27 de novembro
Horário – das 9h às 14h

Mais lidas da semana