Mídias Sociais

Covid-19

Cidades da Costa do Sol suspendem vacinação contra a Covid-19 em gestantes após recomendação da Anvisa

Publicado

em

 

Algumas cidades da Costa do Sol informaram na manhã desta terça-feira (11) a suspensão da aplicação da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em gestantes após recomendação da Anvisa.

Na noite de segunda-feira (10), a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata da vacinação contra o coronavírus em gestantes com as doses da AstraZeneca/Fiocruz. A vacina vinha sendo usada, no país, em grávidas com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas a CoronaVac e a da Pfizer neste público. As vacinas da Pfizer foram disponibilizadas apenas para as capitais.

O texto da nota emitida pela agência reguladora diz que a orientação é que “seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país.”

A Anvisa, no entanto, não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil.

Araruama – A Prefeitura de Araruama informa que, seguindo orientação da Anvisa, decidiu suspender a vacinação para mulheres grávidas com o imunizante da Astrazeneca.

Casimiro de Abreu – A Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu suspendeu a vacinação de gestantes, prevista para ocorrer nesta quinta e sexta-feira. A Secretaria aguarda comunicado do Ministério da Saúde para realinhar sua estratégia de vacinação contra a Covid.

Iguaba Grande – A cidade estava vacinando as grávidas com o imunizante AstraZeneca. Após a nota técnica da Anvisa, a aplicação está suspensa. No momento, o município não tem Coronavac para aplicação de primeira dose.

Não há nenhum relato de evento adverso relacionado a vacina com gestantes no município.

Macaé – A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacinação deste grupo será restabelecida assim que a Secretaria Estadual de Saúde enviar novas orientações sobre a imunização contra a Covid-19.

Saquarema – O município está aguardando a notificação oficial da Secretaria de Estado de Saúde para se pronunciar e informar as alterações no cronograma de vacinação. De qualquer forma, a imunização das gestantes com comorbidades foi suspensa no município.

Mais lidas da semana