Mídias Sociais

Destaque

Casos de meningite meningocócica em todo estado somam 65

Publicado

em

 

Segundo Secretaria Estadual da Saúde, são 15 óbitos registrados, sendo um deles em Casimiro de Abreu. Saiba o que é a doença, os sintomas e como prevenir.

 

Daniela Bairros

Os casos de meningite meningocócica em todo o estado do Rio de Janeiro somam 65. Segundo a Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, os casos foram registrados entre 1º de janeiro de 2017 a 30 de junho, com 15 óbitos. Entre as mortes, está de uma moradora de Casimiro de Abreu.

A moradora morreu no último dia 23 de julho após dar entrada no Hospital Municipal Ângela Maria Menezes. Em nota, a prefeitura de Casimiro de Abreu informou que desde então, a paciente foi submetida a exames, que apontaram que a morte ocorreu por conta de uma parada cardíaca. Um dia antes, a mulher já tinha dado entrada no mesmo estabelecimento hospitalar com queixas de dor de cabeça. Segundo a prefeitura, ela foi medicada e teve alta, mas retornou no domingo, dia 23 de julho.

Sobre a Meningite Meningocócica

A meningite meningocócica é um tipo de meningite bacteriana que é causada pela bactéria Neisseria Meningitidis. Geralmente, a meningite meningocócica surge na primavera e no inverno, afetando principalmente crianças.

A meningite meningocócica tem cura, mas o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível para evitar sequelas neurológicas, como por exemplo, surdez.

Os sintomas da meningite meningocócica são: febre acima de 38 graus, forte dor de cabeça, náuseas e vômitos, rigidez na nuca e dificuldade para dobrar o pescoço, sonolência e cansaço excessivo, intolerância à luz e ruídos e manchas roxas na pele.

Em bebês, os sintomas são moleira tensa, agitação, choro intenso, rigidez do corpo e convulsões.

Como prevenir a meningite meningocócica

A prevenção pode ser feita por vacinas para meningite, incluídas no calendário de vacinação para crianças. Cuidados como evitar locais com muitas pessoas, manter os cômodos da casa bem ventilados, evitar lugares fechados e  ter boa higiene corporal, também são formas de prevenção à doença

Crédito: Ilustração

 

Mais lidas da semana