Mídias Sociais

Destaque

Após ser salva em mutirão no fim de semana baleia jubarte é encontrada morta em Arraial do Cabo

Avatar

Publicado

em

 

Segundo biólogos que participaram da ação, durante o resgate, a baleia mostrou sinais de esgotamento

Bertha Muniz

Como temiam os especialistas, a baleia que foi resgatada o último fim de semana após encalhar na Praia Grande, em Arraial do Cabo morreu, informou o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nesta terça- feira (24). A baleia jubarte, de aproximadamente quatro metros e sete toneladas, foi encontrada sem vida nesta manhã, presa às pedras do Pontal do Atalaia, próximo às Prainhas.

O animal ficou encalhado por cerca 20 horas na Praia Grande e foi resgatado no domingo (22) por agentes da Guarda Ambiental, ICMBio, Inea e do Corpo de Bombeiro, que amarraram cordas no animal para que ele fosse puxado pelas embarcações e levado de volta para alto-mar. Antes disso, populares ajudavam a manter a baleia molhada, da forma que podiam. Centenas de pessoas acompanharam de perto as manobras de resgate, enquanto um grupo de mergulhadores desafiou o frio e a força da corrente para ajudar o animal.

Segundo um biólogo que participou da ação no domingo, durante o resgate, a baleia mostrou sinais de esgotamento, tornando perigosas as tentativas de arrastá-la, mas uma maré forte finalmente possibilitou a condução do animal mar adentro. "Começamos a perceber que estava saindo um líquido amarelo de dentro dela e que isso formou uma enorme poça onde ela estava. Conversando com colegas veterinários, eles informaram que aquilo poderia ser do fígado, mas não dá pra afirmar que esse problema foi provocado pelo encalhe", afirmou o especialista.

Nesta época do ano, essas baleias saem de águas antárticas depois de se alimentarem em direção a águas quentes com o objetivo de acasalar. A baleia será devolvida para alto-mar. Com o apoio da Marinha do Brasil, as equipes agora aguardam a maré encher para reiniciar o processo de desencalhe do animal.

Mais lidas da semana