São dicas de decorador e de arquiteta. Ambos orientam para criatividade acima de tudo
Não adianta dizer que não vai entrar no clima de Natal. O brasileiro adora uma festa e quer uma maior que o Natal?. Isso representa gasto, mas se usar dicas de economia associada com o bom gosto pode se tornar prazeroso, inesquecível e certamente vai agradar da criança aos adultos estar na casa decorada pronta para a confraternização. Vamos às dicas da arquiteta Helena Freire e o decorador de ambiente Carlos Henrique Duarte.
- Usar cores
Usamos as cores para simbolizar o Natal como vermelho, verde e branco. Então vamos a elas. Vermelho representa o amor e alegria; verde é a esperança, resistência e resiliência; branco é a pureza, a inocência e símbolo do renascimento. O dourado é a luz, o sol e a presença do divino. Helena orienta para não sobrecarregar o visual com as cores. Carlos sugere que usemos plantas nativas e até frutas como a melancia aberta para decorar. Cor, cheiro e sabor tudo num só ambiente.
- Sofá de cara nova
O sofá geralmente é o móvel com mais destaque na sala de estar, por isso, reformulá-lo para a ocasião garante um charme extra na composição natalina. A dica é apostar em mantas e capas de almofadas temáticas ou que seguem a paleta de cores escolhida para o restante da decoração. Carlos sugere também, o uso de temas brasileiros como o chitão colorido com flores exuberantes. Um Natal tropical.
- Sempre cabe mais um
Mantenha pufes e bancos disponíveis na casa para comportam todos os convidados. Depois da celebração, eles podem ser utilizados como mesas laterais ou de apoio. Além de garantir um toque novo na casa, são muito funcionais", afirma a arquiteta.
- Iluminação natalina
Mantenha vários pontos de iluminação pela casa e não apenas na árvore de Natal. "Use e abuse da criatividade, utilize o que tem em casa e garanta personalidade na decoração", conclui Helena.
- Atenção nos detalhes
Os detalhes são importantes. Carlos e Helena apontas em materiais alternativos que se tornam opções mais baratas e, ao mesmo tempo, criativas. Velas também ajudam a dar um ar mais festivo para a casa, assim como as flores e frutos.
Tânia Garabini