Mídias Sociais

Cultura

Unamama, em Macaé, realiza na próxima terça-feira (20) almoço e jantar delivery

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

A UNAMAMA (União Macaense de Combate ao Câncer de Mama) realiza na próxima terça-feira (20), o almoço e jantar delivery. Será a primeira ação alusiva ao Outubro Rosa.

As pessoas interessadas devem comprar seus convites para que o restaurante Estação da Praia faça a entrega ou take Way   (no próprio restaurante). O telefone para aquisição é 27930434 ou (22) 999923283. O valor é R$40,00. As opções do cardápio são: Frango à parmegiana com arroz e purê; Escalopinho ao molho madeira e arroz cremoso ou Filé de peixe grelhado, arroz, pirão e salada. Todo recurso arrecadado será para compras de mamografias a serem doadas na sede da instituição para mulheres residentes em Macaé.

Bazar Solidário

Já na outra semana, dia 28, quarta-feira, acontece o Bazar Solidário na sede do Lar de Maria, localizado à  Rua Teixeira de Gouveia, das 8h às 17h, cuja programação será divulgada com atrações para os participantes. Peças como roupas, bolsas, acessórios, sapatos semi novos estarão sendo comercializados. Encerrando com chave de ouro na sexta-feira dia 30, haverá a noite rosa no restaurante Durval onde 5% da arrecadação será revertida para a Unamama. O sommelier está preparando uma carta de drinks, vinhos e espumantes rosés para o encontro Rosa.

A UNAMAMA funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h, no Centro Cultural Magdá Garcia, sala 202, na Avenida Rui Barbosa, 435 (altos da loja ponto frio do calçadão). Durante todo mês, máscaras feitas por voluntárias, com doações de materiais, estão sendo comercializadas.

Todas as ações têm como único objetivo angariar recursos para compra de mamografias a serem doadas . Este ano a novidade é a criação da Central Afeto Voluntário na Unamama Macaé, onde serviços serão oferecidos como consultas médicas e oficinas on-line a partir de novembro.

No ano passado, 2019, em parceria com a Câmara Municipal e a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), a Unamama promoveu um dia de conscientização para a prevenção do câncer de mama com uma roda de conversa rosa, artesanato, serviços de saúde e atração musical,  no Centro Cultural do Legislativo. Encerrando o encontro, foi realizada a abertura da exposição fotográfica, cujas fotos foram produzidas no estúdio Photo On pelos fotógrafos Claudia Barreto e Rômulo Campos, que registraram imagens de 12 pacientes e ex-pacientes de câncer de mama,  atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Também no ano passado os funcionários do comércio usaram camisas personalizadas com o slogan "Eu me amo, câncer de mama tem cura". Além disso, foi realizado um bazar e um jantar beneficente no Cipó Gastrobar. Em 2018, a  Unamama realizou outro  jantar no restaurante O Zé Gastronomia.  Uma média de 100 a 120 mamografias foram compradas e as beneficiadas fizeram seus exames no Instituto de Medicina Nuclear, parceiro da Unamama, em Macaé.

Sobre a Unamama

 

Marilena Garcia, idealizadora da UNAMAMA. Foto: Reprodução

A Unamama foi idealizada pela paciente Marilena Garcia, que acumulou experiências  como voluntária no Instituto Nacional do Câncer (Inca), onde  coordenou o programa Viva Mulher  no  Ministério da Saúde, em Brasília, na área de Saúde da Mulher.

Paciente pela quinta vez de um câncer que compromete seus pulmões( 2 cânceres de mama e 3 de pulmão), Marilena Garcia resolveu transformar essa experiência assumindo o compromisso de atuar como agente regeneradora do bem para o mundo, sendo ativista holística.

Sua sabedoria no enfrentamento da doença é compartilhada através de vídeos publicados semanalmente em suas redes sociais, onde as pessoas são levadas a pensar sobre as questões humanas como a busca da felicidade e a maneira como cada um lida em situações adversas impostas pela vida. Marilena tem sido convidada por diversas instituições para fazer lives e contar suas experiências.

Durante anos em Macaé, a Unamama beneficiou muitas pessoas com exames, serviços médicos, apoios sociais,  palestras e capacitações de agentes multiplicadores na prevenção do câncer de mama.

Crédito: Divulgação/Estação da Praia

Mais lidas da semana