Mídias Sociais

Cultura

Cidades da região receberão Cinema Presente a céu aberto e de graça

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

 

O Projeto Cinema Presente na Praça tem levado às cidades da região, sessões gratuitas de cinema a céu aberto. Ao todo, 20 cidades que carecem do acesso à sétima arte, serão contempladas. No último dia 12 de outubro, o projeto chegou em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, foi a primeira cidade a receber o Cinema Presente na Praça. Um grande telão de Led de seis metros é montado, com redução de 75% de energia nas exibições.

No próximo dia 31, será a vez de São Pedro da Aldeia receber o projeto. A programação de novembro contemplará Cabo Frio (01/11), Búzios (02/11), Casimiro de Abreu (07/11) e Macaé (22/11).

O projeto só foi possível graças ao enquadramento no edital da Lei de incentivo da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC) e a contemplação no edital 2019 de patrocínio cultural da Enel.

O Cinema Presente ainda conta com outros grandes parceiros em excelência, essenciais para a qualidade do projeto como, a Paris Filmes maior distribuidora do cinema nacional, Elite Led alta performance em grandes projeções de LED, foram importantes para a construção deste projeto. O Cinema Presente tem a realização da FG3 Entretenimento e curadoria da Flores & Filmes .

"Cada vez mais a experiência do Cinema se torna economicamente inviável, para poucos privilegiados. O cinema dos anos 2000 ficou concentrado nos grandes centros urbanos e dentro de shoppings em multi salas de grandes grupos empresariais. Os antigos distribuidores dos cinemas de rua acabaram dando lugar a multinacionais gananciosas. O alto valor do ingresso cobrado é totalmente fora da realidade brasileira para qualquer família no país, e 80% das cidades do Rio de Janeiro não possuem nenhuma sala de exibição", explicou  Felipe Flores, Curador e Diretor Geral do Cinema Presente.

Seguindo todos os protocolos de segurança contra o coronavírus, o Cinema Presente na Praça terá 40 sessões a céu aberto de filmes brasileiros, 3 meses de duração, com 20 municípios contemplados. Além disso, o projeto é certificado com o Selo Verde já que opera com consumo consciente de energia e a preocupação com todas as embalagens usadas na execução.

Para saber mais sobre o projeto Cinema Presente na Praça é só acessar: @cinemapresente

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana