Mídias Sociais

Cultura

Luan Schuenckel: a voz jovem empreendedora e talentosa de Rio das Ostras

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

 

No frescor de seus 28 anos, Luan Schuenckel já fez experiências que qualquer músico de sua idade gostaria de ter vivido. Duas turnês na Europa entre Suíça e Alemanha, shows em Minas Gerais, Espírito Santo, clipes com milhares de visualizações, CD premiado, público de 12 mil pessoas e participações em eventos de grande porte como a Jornada Mundial da Juventude em 2013, no Rio de Janeiro, quando o Papa Francisco esteve no Brasil.

Antes da pandemia da Covid-19, Luan já mantinha sua agenda cheia. “Nunca gostei de fazer o igual. Sempre busquei ter um diferencial e vi na internet a possibilidade de mostrar minha música. Eu mesmo aprendi a gravar e editar minhas músicas, em casa, comecei a fazer meus vídeos. Quando vi, o convite para tocar estava ultrapassando os limites de Rio das Ostras”, contou.

Recentemente, Luan Shuenckel assumiu a carreira solo mostrando sua versatilidade no canto, na guitarra e outros instrumentos, como é possível conferir na sua página do Youtube.  Lançou o clipe “Perfume” e “O que o vento traz”, que já é conhecida pelo público.

Apesar de ter a agenda lotada entre várias cidades, o músico ingressou na universidade e se tornou professor. “Fui estudar mais. Me ingressei na universidade e hoje sou formado em licenciatura em música e estou cursando pós-graduação em Educação Musical. É uma profissão que exige ser bom. Não posso parar”, contou.

Sobre Luan

Nascido em Nova Friburgo, na Região Serrana Fluminense, Luan tem sua história parecida com milhares de músicos, tocando e cantando na Igreja. Com apenas 15 anos, já era um dos guitarristas de uma das bandas mais conhecidas do interior do Rio de Janeiro, a Israel. Com uma agenda lotada, viajou dezenas de cidades do interior fluminense, Minas Gerais e Espírito Santo chegando a executar de 15 a 20 apresentações por mês.

Um dos marcos neste período foi um show para 12 mil pessoas.

Luan também foi um dos arranjadores de dois discos e um DVD da Israel. O CD Homem do Interior foi indicado a um prêmio nacional como um dos cinco melhores álbuns independentes. Em 2009, o músico passou no processo seletivo da Banda Sinfônica Campesina Friburguense, onde teve oportunidade de fazer duas turnês como músico de sopro na Suíça e Alemanha. Neste tempo aperfeiçoou suas técnicas musicais.

Em 2013, Luan tocou em dois palcos da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, quando o Papa Francisco esteve no Brasil.

Luan se mudou para Rio das Ostras em 2012 e a partir daí sua carreira musical no meio secular começou a decolar, seja como professor de violão ou tocando guitarras em bandas de rock. Na bagagem, apresentações no Ostrascycle – Encontro Internacional de Motociclistas, Sesc Verão, que tem no casting grandes nomes da música brasileira, festivais de cervejas artesanais, nos principais Pubs das Regiões do Lago e Serrana.

Em Rio das Ostras mantém seu estúdio de ensaio e gravação, além de manter suas aulas particulares de violão e guitarra. O professor traz em seu currículo sua passagem pelo Centro de Formação Artística de Música Dança e Teatro, como instrutor de cursos livres.

Em 2019 se formou no curso de Licenciatura em Música pela Universidade Claretiano e está pós-graduando em Educação Musical pela mesma escola superior.

Contatos para shows e aulas pelo telefone (22) 99854-6781 ou luancabeco@gmail.com

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana