Mídias Sociais

Cultura

Unamama, em Macaé, começa venda de convites para jantar beneficente dia 04 de abril

Daniela Bairros

Publicado

em

 

O primeiro evento será realizado no dia 04 de abril, às 20h, no Zé Gastronomia, com show de Andréa Martins e convidadas.

 

Daniela Bairros

 

A União Macaense no Combate do Câncer de Mama (Unamama) irá retomar suas atividades este ano através da união entre voluntários que desejam abraçar a causa da prevenção em Macaé, através da realização de jantares beneficentes que terão seus convites revertidos para a compra de mamografias a serem doadas para as mulheres que aguardam atendimento no sistema público de saúde da cidade.

O primeiro evento será realizado no dia 04 de abril, às 20h, no Zé Gastronomia, com show de Andréa Martins e convidadas, participação de empresas e lojistas que doarão brindes para sorteios. O investimento é de R$75,00 por pessoa para o jantar (entrada, prato principal e sobremesa, sem inclusão de bebidas). Os convites podem ser adquiridos na loja Babuska da rua Silva Jardim,17, Centro, no Ô Zé Gastronomia, na orla da praia dos Cavaleiros, ou através do tel 022-999867077 (Márcia Loureiro). Cada pessoa que aderir estará contribuindo para doar uma mamografia. O evento conta com o apoio do Instituto de Medicina Nuclear, Portal VIU, Gráfica íris Mídia, Mirabolando Cakes, Babuska, Ô Zé Gastronomia e Colégio Atlântico.

Atualmente a Unamama  passou por uma reestruturação e retoma suas atividades contando com a participação de macaenses voluntários sensibilizados com o numero crescente de mortalidade por câncer de mama.

A mamografia é um exame necessário para o rastreamento e diagnóstico do câncer de mama. A rede pública apresenta uma demanda crescente e em vista disso a Unamama abraça esta causa. No ano de 2018, o INCA – Instituto Nacional do Câncer registrou aproximadamente 59700  novos casos.

A Unamama – União Nacional Solidária no Combate ao Câncer de Mama-MACAE, associação civil sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 08.990.031/0001-49 em 08/08/2007, foi criada por um grupo de pacientes, familiares e voluntários do câncer de mama. Liderados pela professora e ex- paciente Marilena Garcia, que acumulou experiências  como voluntária no Instituto Nacional do Câncer (Inca), onde também coordenou o programa Viva Mulher e no  Ministério da Saúde, em Brasília, na área de Saúde da Mulher.

Durante os sete anos de sua atuação foram beneficiadas mais de 10 mil pessoas, entre atividades, serviços médicos e apoios sociais. Foram realizadas centenas de palestras atendendo cerca de 15 mil pessoas que se capacitaram como agentes multiplicadores na prevenção do câncer de mama.

Artistas e personalidades de diferentes atividades do Rio de Janeiro reforçaram o time de apoiadores e colaboradores da UNAMAMA doando os cachês das imagens nas vendas das camisa. Entre eles: Ingrid Guimarães, Heloísa Perissé, Mônica Martelli, Ângela Vieira e seu marido o cartunista Miguel Paiva, os atores Gracindo Júnior, Herson Capri, e sua esposa a produtora teatral, Susana Garcia.

Em 2017, a Unamama realizou a Bicicletada, na Orla da praia do Cavaleiros. Em setembro, através da parceria com a loja Babuska, a Unamama recebeu 10% das vendas das lojas do Centro e do Shopping para serem revertidos em mamografias. A instituição também promoveu eventos como o Abraço à Secretaria de Educação e o "Conversas de Calçada", no Shopping Tropical Plaza. No mês de dezembro, a Unamama finalizou as atividades com o Bazar " Um toque de Vida", realizado no espaço cedido pela Secretaria de Educação, onde foram vendidas roupas, acessórios e objetos doados para serem revertidos em fundos para compra de mamografia.

Em 2008 a Unamama,  em parceria com o artista plástico e designer Cocco Barçante, criou o Painel "CUIDAR" (quatro meses de trabalho) criado e pintado pelo artista, e bordado pelas mãos de artesãs voluntárias dos grupos: Bordando o Futuro, da cidade de Itaperuna; Mulheres Reciclando, da cidade de Macaé; Bordadeiras de Natividade, da Cidade de Natividade; Marias Maré, da comunidade da Maré; Nós do Ponto Chic, de Nova Iguaçú; Osami, da Cidade de Deus;  Artesãs da Serra e Florescer, da cidade de Petrópolis.

O painel "Cuidar", tem como madrinha a atriz Mônica Martelli e é exposto em instituições que trabalham em prol da luta contra o câncer de mama, visando conscientizar e dar esperança as mulheres que vivenciam e lutam contra este tipo de câncer.

Nessa retomada das atividades convidamos a todos os macaenses a participar e fortalecer essa iniciativa.

Crédito: Divulgação

 

Mais lidas do mês